sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

O viver reflexivo (Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor) cap.185

O tronco no caminho, a chuva que se foi, o ar cheirando terra, o olhar sentindo a vida...

No rumo, sem destino, a rota é o movimento!

---------------------------------

Procuro iniciar cada capítulo com uma mensagem poética. Estas mensagens são estímulos para a reflexão, analise, a busca por compreender o sentido atrás dos versos. Ao mesmo tempo se abrem muitas possibilidades de interpretação e na busca pela compreensão a intuição ganha espaço para se manifestar. Observação, concentração, reflexão, intuição, compreensão.

Observação, podemos dizer que são os olhos da consciência. Concentração, digamos que são as mãos da consciência pegando o alimento e colocando-o em sua boca. Reflexão, digamos que é a consciência mastigando e digerindo seu alimento. Intuição, digamos que é o resultado da digestão, a energia que brota. Compreensão, digamos que é a vida se manifestando, sendo movida pela energia, o resultado de todo o trabalho do corpo-consciência! 

As mensagens poéticas tem uma função terapêutica, oferecer elementos para alimentar a consciência, para exercitá-la, tirá-la do adormecimento.

A vida é uma grande mensagem, por vezes poética, por vezes azeda, amarga, por vezes matemática, etc. A consciência quando desperta segue se deleitando ao se aprimorar e crescer  por meio das diferentes mensagens que são a vida! Observando, refletindo, intuindo, compreendendo.

Se antes da ação observamos com concentração, refletimos, intuímos e compreendemos, nossas ações deixam de ser movidas por tendências levadas pelo desejo pelo prazer ou desejo de fugir do desprazer. Assim começamos a viver de forma consciente.

---------------------------------

Toda a nossa vida é um preparo para a meditação, para compreender a meditação precisamos compreender todos os aspectos do despertar da consciência.

Neste capítulo eu deixo, mais uma vez, o exercício do viver reflexivo. Já venho estimulando este trabalho em diferentes capítulos nos diferentes livros que escrevi. Mudo de perspectivas, uso de formas diferentes de falar do mesmo trabalho. Busco oferecer diferentes ângulos para a reflexão, para que a compreensão vá aprofundando. O assunto é complexo, a medida que vou conseguindo me aprofundar nele vou entregando as novas percepções que vou alcançando.

Amanhã volto a escrever e vou lhes dar experiências de vida. 

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Facebook : A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário