domingo, 19 de fevereiro de 2017

Exercício de respiração (Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor) cap.189

Nos capítulos anteriores escrevi sobre as etapas da meditação; relaxamento, concentração, mantra ou Koan, aquietar o corpo, silenciar o centro emocional, silenciar a mente. Agora vou acrescentar um pequeno exercício.

Exercício:

Antes de fazermos o relaxamento sugiro um sequência de inalações e exalações, suaves e profundas, umas cinco vezes. Depois do relaxamento fazer mais uma sequência de respirações, a mesma quantidade. Em seguida fazer a prática da Meditação.

Os exercícios de respiração atuam como tranquilizante do sistema nervoso e podem servir como instrumento para atrair o sono. 

Como citei antes, o sono é um aliado da meditação. Se houver a concentração profunda o corpo entra em estado de sonolência, este é o momento onde a consciência se desprendeu do corpo, restando o trabalho para tranquilizar o centro emocional e silenciar a mente.

Se houver sono sem a concentração, dormimos e perdemos a prática da meditação. 

Os organismos são diferentes, cada corpo humano é um universo em particular, mas temos muitos fatores que normalmente estão presentes na maioria dos organismos. No caso da respiração sugiro que experimentem para ver como o corpo de vocês reage, mas advirto para que tomem cuidado, repetições de cinco ou sete inalações e exalações, não mais. 

Algumas pessoas que tem problemas de insônia talvez possam ter melhoras trabalhando com exercícios moderados de respiração. Nestes casos sugiro que se orientem com cautela para não se prejudicarem com estes exercícios. 

No próximo capítulo vou descrever um novo exercício de concentração.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook : A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário