sábado, 18 de fevereiro de 2017

Perder para ganhar (Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor) cap.187

Em muitas circunstâncias é mais inteligente perder para poder ganhar.

Por vezes observo que preciso jogar minha razão no lixo para preservar o amor entre eu e meus filhos. Muitas cobranças acabam machucando e destruindo um relacionamento, cobranças de menos nos educam para a omissão... A consciência anda na corda bamba, procura agir com gentileza quando possível, com um pouco de firmeza quando necessário, e abre mão da sua razão quando isto se torna o caminho para preservar a paz.

Um caminhão bateu na traseira de um carro que eu tinha, mantive-me completamente sereno e tudo se resolveu. O condutor estava alcoolizado e um deslize meu poderia fazer tudo se tornar uma grande confusão. Fui sereno do começo ao fim e o condutor, mesmo alcoolizado, assumiu seus erros e tudo se ajeitou.

Fui abordado por um policial militar e o mesmo agiu de forma inconveniente, fiquei sereno do começo ao fim, minha filha não suportou e reagiu, o  policial então usou do seu poder e fez de tudo para se vingar, assim eu pude perceber com a minha compreensão... Aplicou-me três multas, usou de abuso de autoridade, indiretas sobre a forma como eu educo a minha filha, etc... Fiquei completamente sereno, não era inteligente nada além disto. Não tive reações de ira, nem externas, nem internas. Agora vou recorrer na justiça, analisei bastante para ver a melhor ação.

Fui tratado de forma humilhante por dois homens com certo poder de me prejudicar, estão sendo meus professores no trabalho de não criar ressentimentos. Internamente sou grato, mas a lição está em andamento, por enquanto estou me saindo razoavelmente bem! Rsrsrsrsrs

Desde o incidente com a minha filha que citei no capítulo 186, venho mudando aos poucos, naturalmente, gradativamente. A ira está morrendo aos poucos, a serenidade está sendo alimentada, a sensatez está cada vez mais presente. Não posso provar nada disto para ninguém e não tenho vontade de fazê-lo. Não peço para acreditarem em mim, "crença", na minha compreensão é doentia. Se acharem que podem "confiar" sugiro que confiem enquanto buscam provar em suas próprias vidas que as minhas palavras podem ajudar no despertar da serenidade e morte da ira.

Este é um trabalho relacionado com a meditação, a ira vai silenciando em vida e todos os demais egos, vão morrendo e a presença da alma vai iluminando. 

Meditar é buscar o silêncio, mas este silêncio deve ser trabalhado em vida para depois ser aprofundado durante a prática da meditação!

Como vou meditar se sou uma pessoa impulsiva? Se ofendo verbalmente os que praticam injustiças? Se me aborreço facilmente com as contrariedades da vida? Bem, digo que sim, podemos iniciar as práticas de meditação, mas desde que estejamos dispostos a eliminar os egos.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Facebook : A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário