sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Traço principal da personalidade ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.35

DESPERTAR

O dia amanhece ao nascer da luz, despertando a flora e ela Gira-Sol.
A vida perfuma ao nascer do amor, despertando a alma e ela se abrindo em flor!

---------------------------------

Nesta existência meu primeiro contato com orientações sobre o ego foi por meio do professor de almas Samael Aum Weor, sou muito grato a ele! Dentre vários ensinamentos que dele recebi, pelos seus livros, lembro-me da questão do "Traço principal da personalidade", embora não me lembro exatamente se ele usou estas palavras.

Todos temos vários egos em comum, ira, orgulho, medo, inveja, mesquinhez, etc, mas o grau de cada ego varia em cada um de nós. Uns temos mais forte a ira, outros a luxúria, outros a preguiça, outros a vaidade, cobiça, etc.

Digamos que os egos são uma pirâmide e o traço principal do nosso caráter egóico seja o orgulho, logo, este é a ponta da pirâmide. Se eliminamos este ego o traço principal se torna o que estava em segundo lugar, ele agora é a ponta da pirâmide, talvez seja a luxúria. Assim vamos eliminando nossos defeitos principais e a nossa pirâmide-ego vai diminuindo, até que seja totalmente eliminada e no seu lugar se erga a pirâmide do Ser, formada pelas virtudes da alma!

É importante compreendermos nosso traço principal, formado por certos egos que mais tomam conta do nosso corpo, estes são os cabeças de legião. Derrubemos os comandantes e a tropa fica desequilibrada.

Nossos defeitos psicológicos nos fazem pessoas previsíveis, tipo assim: Senhor x é o irado, sempre explosivo; senhora y é a ciumenta; senhor h é o melancólico; senhora i é a esportista; senhor s é o fanático religioso, etc. É lógico que todos possuem muitos outros defeitos, mas os principais marcam suas vidas e determinam os principais sofrimentos que geram para os outros e para si mesmos.

Eliminar o ego e despertar a consciência é voltar a ser criança, recuperar a espontaneidade do SER. A criança, quando ainda não esteja dominada pelos egos, expressa o SER, a pureza, ela é imprevisível. Com a sua sinceridade ingênua, vez ou outra nos surpreende!

A diferença entre um Ser que despertou sua consciência e uma criança, é que aquela tem uma pureza ingênua, este tem uma pureza com sabedoria.

Eliminar o ego e despertar a consciência é o transformar-se a cada instante, morrendo para o velho e nascendo para o novo!

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário