sábado, 29 de outubro de 2016

Novas reflexões sobre a disciplina ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.65

Palavra é tijolo e cimento, matéria prima, dela fazemos flores ou geramos guerra!

---------------------------------

Tenho três filhos adultos que moram comigo, vivo a delicada e comum questão familiar, organização e limpeza do lar!

São conhecidos os comentários: faço mais que beltrano, eu colaboro, etc. Mas tudo fica vago... Nuvens, neblina sobre a sensatez! 

Certo dia um dos filhos sugeriu fazermos um quadro na cozinha descrevendo as atividades e um espaço para que cada um seguisse anotando as atividades que fazia no dia. Achei muito interessante a ideia ter vindo deles, foi ótimo.

Antes de completar uma semana ficou evidente no quadro quem estava fazendo e o que estava fazendo! Rapidamente sugeri que tirássemos o quadro, pois estava deixando de ser educativo, começou a se tornar uma forma de um se sentir diminuído perante o outro e logo poderia se tornar alimento para competição... Competições desagregam, alimentam o ego.

Descobrir os egos é assim, muitos podemo falar que sabemos que temos egos, porém tudo pode ser vago. Quem observa os egos, quem os estuda diariamente, quem sabe os momentos que eles aparecem, quem relaciona os outros egos que se associam com eles, quem verdadeiramente está "CONHECENDO" seus egos? Eu tenho um amigo chamado João, mas isto não significa que eu observe os atos do João, que eu o conheça com profundidade. Como aprendi com um professor de almas, conhecer é passivo, observar é ativo, aquele que observa é o que verdadeiramente pratica o conhecimento.

As disciplinas para o despertar nos permitem evidenciar os egos, é como o quadro na cozinha, fica claro quem são, quando aparecem, como agem, etc. Do contrário tudo fica muito vago.

No próximo capítulo vou refletir sobre o descobrimento dos egos por meio da disciplina da "Prudência".

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário