sábado, 29 de outubro de 2016

Descobrindo os egos pela Prudência ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.66

A palavra é fonte geradora de energia, depois de articulada modifica a terra com o que de si irradia.

---------------------------------

Com a disciplina da Prudência podemos ver melhor alguns egos. 

Cada pessoa tem diferentes egos se relacionando entre si, geometrias psicológicas diferentes, cito exemplos relacionados com o meu espaço psicológico para ilustrar e estimular que cada um procure descobrir a forma como seus egos agem.

Com a prudência podemos descobrir a "ansiedade", pois pela prudência vamos nos educando para sermos ordenados, organizados e a ansiedade "quer" fazer como sempre fez, do seu jeito, sem refletir, impulsivamente.

Digamos que fulano sempre sai em cima da hora para seus compromissos, por isto vive ansioso, irritado e alimenta muitos egos. Preocupações (o que vai acontecer se não der tempo?), decorrente destes egos vem os "medos", "insegurança", "impaciência", "ira", "complexos de inferioridade", etc.

Depois de alguns exercícios esta pessoa se educa para chegar com meia hora de antecedência nos seus compromissos, já não tem mais a necessidade de ficar ansiosa, entretanto, a ansiedade vem assim mesmo, pois é ego, inconsciência. Os demais defeitos começam a aparecer também, mas agora todos ficam sem sentido! 

Bem, estão desmascarados, perderam o sentido, resta agora reflexões, aprofundar a compreensão de como agem, como se alimentam, e eliminá-los. Não é um trabalho simples, pois estão estabelecidos em cada célula do corpo desta pessoa, ela está viciada nestes defeitos, agora é preciso paciência, ir enfraquecendo estes defeitos e no lugar deles ir colocando a luz da consciência. Aos poucos a vida vai se preenchendo com a luz das virtudes e a escuridão dos egos vai saindo, desintoxicação.

Mais para frente vou detalhar este processo da renovação das células do corpo.

Deixei apenas um exemplo para estimular novas reflexões, cada um pode aprofundar vivendo exemplos em sua própria vida, extraindo sabedoria de suas vivências.

No próximo capítulo farei reflexões sobre o "Respeito" para fechar o grupo de disciplinas: continuidade, determinação, força, harmonia, ordem, organização, prudência e respeito.

Enfatizo que é muito importante leituras e releituras, para aprofundar a compreensão.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário