sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Organizando a alma ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.52

O Ser inconsciente é prisioneiro da ignorância. Enquanto não desperte sua luz, cada segundo se torna mais um gomo da corrente se estendendo sobre o tempo...

---------------------------------

Todo o exterior é o Ser que sou, caminho sobre minha alma, meu caminhar é interior, estou dentro de mim!

Vou dar aula e organizo as cadeiras, estantes de partitura, carteiras, meus pertences sobre a minha mesa. A forma como organizo o exterior reflete o Ser que sou. Se há organização, alinhamento, limpeza, estou vendo-me por dentro. Se este estado externo perdura por uma semana, um mês, ou se perdura por anos, estou vendo-me por dentro!

Como está organizado meu guarda-roupa? Como organizo meus sapatos? Como organizo as roupas sujas, para depois serem lavadas?

Como está meu verbo? Piadas maliciosas? Piadas recheadas de luxúria, de fanatismo, de racismo, de homofobia, de discriminações? Palavras arrogantes? Um verbo autoritário, desrespeitando o livre arbítrio? Um verbo vaidoso, exibicionista? Um verbo decorado com mentiras de vez em quando, com meias verdades, com omissões maliciosas? Um verbo que expressa a desonestidade? Um verbo competitivo? Um verbo rancoroso? Um verbo cheio de ressentimentos? Um verbo impaciente? Minhas palavras refletem o meu coração!

Sou cumpridor dos meus horários? Organizo minhas dívidas e as pago pontualmente? Exploro a boa vontade das pessoas? Falo muito e escuto pouco? Falo pouco, deixo que as pessoas sufoquem meu Ser, porquê?

Minha alma está por todos os lados, e mantenho meus olhos bem abertos para poder vê-la com atenção!

Sou descuidado? Estou vendo o ego da displiscência, da preguiça. Sou irresponsável? Estou vendo o ego da irresponsabilidade. Sou orgulhoso, vaidoso, etc. Tudo o que sou desfila diante dos meus olhos.

Buscar a harmonia na vida é uma prática fabulosa! Muitos egos vão aparecendo, pois eles são a desarmonia.

Não nos tornamos bons nesta prática, do dia para a noite, é um processo. O importante é começar e seguir adiante. Muitas pessoas passam a vida toda se aprimorando em um esporte, em uma profissão, em uma arte, etc. Particularmente passo a minha vida me aprimorando no esporte de estabelecer a luz em mim, na profissão de me tornar o amor, na arte de produzir harmonia! Por fora continua vivendo como qualquer outra pessoa, porém, em cada ação externa, as uso para o meu crescimento interior.

A consciência pode ser exercitada no lazer, no trabalho, no lar, na cozinha, no banheiro, na alegria, na tristeza, em qualquer situação, em qualquer lugar.

Nos próximos capítulos vou fazer reflexões sobre as virtudes "Ordem" e "Organização".

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário