domingo, 14 de junho de 2020

Transtorno Obsessivo Compulsivo (A Simplicidade) cap.07

Consciência, cada gota de ignorância que se transforma em luz. A alma no escuro não enxerga o amor.

...........

O transtorno obsessivo compulsivo, TOC, é bem conhecido hoje em dia. E para quem não conheça, basta uma consulta na internet e há muito material pra pesquisa.

Os egos, defeitos psicológicos, são condicionamentos. Os condicionamentos são energias geradas por meio de repetições, podem ser controlados pela consciência ou se tornarem hábitos que controlam a pessoa.

Dirigir um carro é um conjunto de memórias de movimentos, condicionamentos. As mãos, pernas, visão, trabalham em conjunto, associando as imagens, sinalização, destino, com a velocidade, as marchas, embreagem, freio, acelerador, setas, buzina, etc. A pessoa que dirige incorporou as memórias de movimentos com as memórias sobre a sinalização de trânsito, seus significados, com as memórias dos destinos por onde tem que ir. A consciência da pessoa que dirige coordena todas estas memórias com bastante simplicidade. 

O TOC também se manifesta com movimentos condicionados, são memórias motrizes, e estes movimento também se associam com pensamentos, emoções e com os sentidos físicos, visão, audição, olfato, etc.

A vida se expressa em movimentos relacionados com as atividades que realizamos, comer, andar, estudar, fazer exercícios, trabalhar, etc. Realizamos estas atividades dentro do tempo que é cíclico e dual. Dia, noite, horas, dias, semanas, etc. O tempo se repete, manhã, tarde, noite, e os acontecimentos se repetem dentro do tempo. Comer, tomar banho, trabalhar, se exercitar, etc. 

Muitos dos nossos pensamentos, sentimentos e atitudes são repetitivos, pois os ciclos dentro do tempo são recorrentes, repetitivos. Com a repetição, se não somos conscientes, criamos hábitos, defeitos psicológicos.

Criar egos é o que há de mais comum. Temos uma atitude inconsciente no café da manhã e nos próximos cafés matinais, quando surge a circunstância em que aquele ego surgiu, somos estimulados a lembrar da ação e temos a tendência de repeti-la, e repetindo o hábito se fortalece. Quando mais repetimos o hábito, mais a memória dele se fortalece, e mais facilmente lembramos dele, e mais o repetimos, e mais forte ele fica, e começa a dominar as nossas ações.

Neste livro eu estou refletindo sobre a disciplina, a organização, a limpeza, a ordem, a harmonia, e por meio destas reflexões uma pessoa pode criar a "mania de limpeza", o "perfeccionismo", que são egos, vícios psicológicos, fatores indesejáveis que adormecem mais a consciência.

Despertamos a virtude da simplicidade ou criamos uma mania, ego de simplicidade?

No próximo capítulo vou refletir sobre a ação consciente que não se transforma em ego.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário