sábado, 13 de junho de 2020

Recordações (A Simplicidade) cap.03

A beleza que busco é a limpeza, a organização, o respeito, na forma de pensar, sentir e agir. Este é o lindo SER que busco me tornar!

............

Quando eu tinha por volta de doze anos um primo do Pará veio passar uns tempos na minha casa em São Paulo e ficou alojado no meu quarto. Havia uma cama beliche no meu quarto, eu dormia em cima e ele embaixo.

Ele era adulto, veio pra São Paulo pra estudar em um cursinho preparatório para o vestibular. Ele era muito organizado. Mantinha em ordem as suas roupas, seu material de estudo, a aparência sempre bem cuidada, e quando saia deixava a cama sempre arrumada. É o que ficou na minha lembrança.

Eu era um jovem desorganizado e ele era o oposto, harmonia. Ele nunca me falou nada de organização, e nunca me criticou em nada, lembro que era gentil, discreto, e agia com bom senso.

Pela influência silenciosa eu comecei a arrumar a minha cama, e aquela convivência estimulou o SER que sou a buscar se aprimorar na arte de viver em harmonia!

"Um exemplo vale mais do que mil palavras!" - Compreendo que este ditado popular é verdadeiro na maioria das situações.

Quem somos, a forma como nos expressamos verbalmente, o nosso comportamento, são estímulos para quem esteja ao redor. Meu primo me estimulou a ser uma pessoa melhor, e pessoas más nos estimulam a entrar em um buraco... 

Se buscamos despertar a consciência nos tornamos uma luz na terra! Despertar a consciência é um gesto de amor para com todos os seres.

A disciplina nos leva a limpeza, a organização, a ordem, a harmonia. E todos estes fatores nos levam a simplicidade. Quanto maior a harmonia, maior a leveza, menor a necessidade de grandes esforços (economia de tempo e energia), maior a eficiência (produtividade). 

A Simplicidade é fruto da inteligência!

No próximo capítulo vou escrever um pouco mais sobre o desapego.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário