domingo, 14 de junho de 2020

A Virtude e o Ego (A Simplicidade) cap.11

Buscador que sou, persegui a verdade, e me perdi ao encontrar um infinito em cada esquina...

............

Desejo = expectativa = ansiedade = inconsciência/desequilíbrio

Do desejo nasce a expectativa. Desejo que um time de futebol ganhe a partida, e durante o jogo nasce a expectativa por satisfazer este meu desejo e desta expectativa nasce a ansiedade que adormece a minha consciência, desequilibra.

Uma pessoa embriagada perde o controle do centro motor e ao dirigir um carro provoca acidentes. A ansiedade é como o efeito da embriaguês, tira da pessoa ansiosa o poder de produzir pensamentos lúcidos, emoções e atitudes lúcidas. Sob o efeito da ansiedade os egos dominam o corpo.

Quando eu limpo a casa mas não DESEJO resultados, faço a ação pela ação, por ser o certo a fazer, fico em paz, sem expectativas, sem ansiedade. Aqui está uma ação pura, sem egos.

Compreendo que a consciência não está atrás da PERFEIÇÃO exterior, ela está atrás da PAZ interior!

A minha casa está limpa hoje, mas amanhã já está com poeira. A vida é dual e eu não estou atrás de ser escravo da limpeza, busco o equilíbrio. A sujeira e a limpeza vão se manifestando sempre.

A virtude da simplicidade é inteligente porque me permite, com a vida simples, limpar, organizar e manter, com facilidade.

No próximo final de semana eu voltarei e vou escrever sobre o perfeccionismo.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário