domingo, 26 de março de 2017

O ego é a porta de entrada para o paraíso (Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor) cap.223

Chave que aprisiona é a mesma que liberta;
ego que me apagou é lenha pro meu fogo!

--------------------------------

Na minha adolescência, com dezoito anos, tive a primeira namorada, foi um namoro de apenas uma semana, durante uma viajem. Fiquei muito feliz, voltei pra casa radiante, mas fui egoísta, desfrutei da minha alegria e esqueci-me da graciosa moça... Lembro-me de ter recebido uma carta dela mas não alimentei aquele relacionamento, estávamos distantes um do outro, eu em São Paulo e ela na Bahia. Minha postura na época foi do tipo: "agora já sei o que é namorar!" Fiquei feliz apenas com a minha conquista.

O tempo passou, tive outras experiências afetivas, casei-me, tive filhos, divorciei-me. Muitos anos depois, divorciado, lembrei-me do primeiro namoro e então me veio a percepção: "Como foi lindo aquele relacionamento!" Entretanto eu só percebi a beleza por ter vivido muitas outras experiências e ter parâmetro para qualificar melhor o que é um relacionamento harmonioso.

--------------------------------

Todos os relacionamentos que tive foram ricos para o SER que sou, agradeço a todas as damas com as quais tive relações afetivas, aprendi muito com todas. Sei que eu também fui uma lição para elas, assim o somos uns para os outros, professores de diferentes níveis.

--------------------------------

Como SER compreendo que eu não teria como saber o valor da consciência se antes não tivesse me perdido nos egos, se não tivesse criado estes defeitos psicológicos e me envolvido em muitos sofrimentos. Vejo que as almas vem para os mundos para terem suas experiências, chegam puras, bonitas, mas sem experiência para poderem ver a própria beleza.

Um filho abastado não sabe o real valor das coisas, pois ganha tudo de presente, carro, roupas, dinheiro, etc. Uma pessoa que sofre e conquista com sacrifícios, sabe o real valor das coisas. Um SER puro e inexperiente não sabe desfrutar da felicidade que nele está, não tem parâmetros, não tem consciência do próprio paraíso que traz em si! Depois que criamos os egos, cometemos muitos erros, passamos por muitos sofrimentos, aí sentimos a necessidade de ir atrás da paz e quando a alcançamos descobrimos o quanto o paraíso é maravilhoso!

Os egos são professores, são os agentes que nos ensinam a despertar a consciência e reconhecermos nossa própria beleza interior! Nem todos os alunos se saem bem na escola da vida, uns se acostumam com os erros e ficam neles, talvez despertem em alguma existência, talvez não, são livres.

Quem luta para eliminar seus egos e despertar suas virtudes, depois que consegue resultados, sabe o valor da sua conquista, sabe os sacrifícios que teve que fazer.

O ego é a porta de entrada para o paraíso.

No próximo capítulo farei reflexões sobre o preço do amor.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blgospot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário