sexta-feira, 3 de março de 2017

A inteligência (Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor) cap.201

Uma foto é uma imagem
Ilusão e fantasia
Uma vida é paisagem
A verdade em poesia!

Uma foto é miragem
Saudosismo, nostalgia
Uma vida é coração
Sol e chuva, ventania!

--------------------------------

A consciência é a inteligência, assim o aprendi há muitos anos atrás e de uns tempos pra cá pude compreender com profundidade esta realidade.

QI, quociente de inteligência. Na minha compreensão QI significa quociente de habilidades intelectuais, ou emocionais, ou motrizes.

Ouvi muitas pessoas dizendo que o político, ex presidente da Câmera dos Deputados do Brasil, Eduardo Cunha, é muito inteligente. Compreendo que ele não é inteligente, apenas tem habilidades intelectuais no manuseio das leis. Se ele fosse inteligente não teria usado o poder político para prejudicar toda uma população, enganar, cometer muitos atos ilícitos e por fim ter sido preso. Inteligência é consciência, amor, respeito.

Tivemos no Brasil um médico conhecido nacionalmente, com grandes habilidades intelectuais. Ele foi acusado de mais de cinquenta casos de abusos sexuais contra suas clientes, quando estas estavam sob o efeito de anestesia. Fugiu do país e depois foi preso. Isto foi notícia nas mídias de todo o Brasil. Estes atos são inteligentes? A inteligência é consciência, respeito, não corrompe, não violenta, não rouba, não destrói, etc.

Muitos superdotados possuem incríveis habilidades intelectuais, motrizes ou emocionais, isto não significa que são inteligentes. Muitos deles se tornam pessoas vaidosas, egoístas, arrogantes, etc. Insto não é inteligência, é o ego usando das habilidades do corpo.

Muitos artistas, esportistas, etc, são idolatrados por suas habilidades e fazem riqueza às custas dos seus fãs, se tornando economia inflacionária, retendo em si quantias absurdas enquanto multidões não tem o que comer. Isto é inteligência?

Uma pessoa pode ser analfabeta e ser consciente, ser inteligente! Cooperar, ajudar seus semelhantes, ser humilde, harmonizar, etc. Esta pessoa se torna uma luz para o mundo, nela está a inteligência.

Amor é consciência, consciência é inteligência, a inteligência está nas virtudes da alma!

Quando meditamos estamos silenciando o ego, educando a consciência para perceber a si mesma, auto-consciência, ensinando a consciência a tomar conta do seu corpo e a conhecer a si, alma. Quando meditamos estamos colocando em atividade a nossa parcela de consciência livre, amor, inteligência. Despertando e fortalecendo esta parcela de inteligência livre que temos, ela começa a transformar as nossas vidas.

No próximo capítulo vou falar sobre o amor e os sentimentos.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário