sexta-feira, 3 de março de 2017

O amor (Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor) cap.200

Palavras do beija-flor

Beijo a flor,  os lábios dela são, da Flora, a suave seda, meiga, tão singela...Coração salta do peito e vem-me a boca, também busca um beijo dela!

--------------------------------

O amor é a consciência, a consciência é um conjunto de virtudes. O jardim é um conjunto de flores, a consciência é como um jardim e as virtudes são suas flores.

A paciência, a tolerância, a resignação, o perdão, o respeito ao livre arbítrio, a diligência, a temperança, a humildade, a serenidade, o desapego, etc.

O amor é a consciência, a consciência é um conjunto de virtudes, logo, não há amor sem as virtudes.

Não há amor sem a paciência. Muitos adultos, atualmente, são pessoas traumatizadas por conta das agressões sofridas na infância devido a "impaciência" de seus professores ou familiares. A impaciência é "desamor", "inconsciência", ego, ignorância.

Não há amor sem a tolerância. Se não há tolerância então há o ego da "intolerância". A intolerância não tolera a forma como o outro se veste, a opção sexual do outro, a opção religiosa do outro, a  opção política do outro, a opção esportiva do outro, etc. Da intolerância nasce o "pre-conceito inconsciente", ego e deste nascem as discriminações inconscientes, ataques, ofensas, agressões de todo tipo.

Não há amor sem a humildade. Se não há humildade, há o "orgulho". O orgulho tem dificuldade de ver o ponto de vista alheio, tem dificuldade de ceder, se acha melhor que os outros. O orgulhoso cria desarmonias nos relacionamentos, etc.

Não há amor sem a serenidade. Se não há serenidade, há a ira, raiva. A ira cria conflitos, guerras, pequenas e grandes, desarmoniza os relacionamentos, gera muitos sofrimentos físicos e psicológicos, etc.

Da impaciência, intolerância, orgulho, ira, nascem a "pré-potência", a "arrogância", etc.

Amor é consciência, consciência é respeito.

Temperança é consciência, respeito, amor para com o próprio corpo físico; diligência é amor para com o corpo físico e para com todos ao redor, gera a cooperação, harmonia; desapego é respeito para com a liberdade dos seres que convivem conosco; perdão é respeito para com o nosso coração; respeito ao livre arbítrio é respeito, amor para com todos os seres e para com as nossas próprias ações.

Quanto mais eliminamos partículas dos egos, mais partículas da consciência, amor, vamos despertando. Da consciência se desdobram a "atenção", "concentração", "intuição", "reflexão" e "compreensão". Estes poderes são os anjos que nos auxiliam durante a prática da meditação. O êxtase, quando alcançado durante a meditação, é o ingresso dentro do paraíso, mergulhar no próprio SER, um oceano de virtudes da alma, presença plena de luz, ausência total de ego, presença de paz, ausência de dor e sofrimentos.

No próximo capítulo farei reflexões sobre o amor e a inteligência.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário