sexta-feira, 6 de julho de 2018

Usando a compreensão (Qual o sentido da vida?) - Cap.10

Não carece força bruta, ansiedade, tempestade, o sereno é delicado, suavidade, harmonia, na constância, em dose certa, verde trás pra toda a terra!

---------------------------------

Ao longo de muitos anos da minha existência eu venho buscando compreender Deus, a dualidade, os ressentimentos, os traumas, os pensamentos, o ego, a existência humana, a natureza, etc. São tantos fenômenos!

Descobri que por um caminho eu chego a todas as respostas, a todos os saberes sobre a minha alma, este caminho é o ego. E compreendi também que depois de compreender tudo o que necessito sobre a minha alma provavelmente vou deixar este mundo e seguir para outras escolas, tudo indica que será assim pra todos nós.

Compreendendo o ego, como nasce, como é eliminado e eliminando o ego, tenho descoberto o despertar da consciência e com ela estou compreendendo todos os outros fenômenos. O conjunto de todos os saberes se relaciona com toda a criação, Deusa, ou Deus, o TODO, ou como sintam vontade de chamar.

Cada um pode descobrir os mistérios da própria alma em sua área, onde é feliz. O mecânico pode descobrir o ego da impaciência, na sua oficina; o ambientalista pode fazer o mesmo, na sua área; eu posso fazer o mesmo na minha área, dando aulas de música, fazendo trabalhos voluntários, escrevendo, etc. Mas também temos que aprender por meio do sofrimento... A existência é uma grande escola, alguns fazem uso dela e aprendem, outros desperdiçam.

Dia após dia, desde o dia em que nasci, com cada prato de comida eu já comi uma montanha! Mas não tenho como comer uma montanha de uma só vez. Os saberes provavelmente são infinitos, tipo um oceano, e só podemos bebê-lo gota a gota. Somos bilhões de pessoas no mundo e vamos experimentando a vida, cada um com suas diferentes percepções e compreensões, e todos vamos crescendo juntos, com saberes diferentes, ou não, em diferentes áreas. No final das contas cada um podemos contribuir com os demais, dando nossa parcela de compreensão da vida. E no final das contas, todos os diferentes saberes são caminhos diferentes para o mesmo final: o despertar da consciência. Assim eu compreendo.

O mecânico desenvolve compreensões sobre o universo da mecânica, o matemático na sua área, etc. Eu trabalho na minha área, com a psicologia, comportamento humano, espiritualidade. Quando preciso de resolver um problema em um carro, procuro um mecânico; quando preciso resolver um problema na construção civil, procuro um pedreiro, etc. Se eu soubesse de todas as coisas seria muito chato! Auto-suficiente... E a alegria de ouvir e aprender com uma criança? E a alegria de poder exercitar a humildade, sabendo que as percepções das outras pessoas me enriquecem? E a alegria de ter mistérios para descobrir?

No próximo capítulo vou escrever sobre a perfeição humana.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário