domingo, 8 de julho de 2018

O sentido do professor (Qual o sentido da vida?) - Cap.15

A verdade é o ar da vida, a eterna poesia que os pulmões do SER recitam incansavelmente. A cada novo alento uma nova felicidade, existir!

A alma é o ar do amor, por ela sobrevive ao respirar de si, consciência!


---------------------------------

Anteontem, sexta-feira, 06/07/18, ao dar aula para dois alunos, nasceu em mim uma reflexão.

Os dois alunos são senhores com mais ou menos setenta anos. Estudam comigo há muitos anos.

Olhando para eles, para as expressões faciais, observando a demonstração da alegria, visualizei o quanto eu estava fazendo sentido para a vida deles.

Um deles montou um estúdio em casa e já está tocando e cantando várias músicas, demonstra sua felicidade por isto. O outro já está tocando muito bem, e está começando a se desenvolver na arte de cantar.

Ao estarem nas aulas, comigo, eles estão exercitando as funções mentais por meio dos exercícios que eu passo, observação, concentração, reflexão, lógica, disciplina, ordem, organização, etc. E também estão exercitando funções emocionais, produzindo diferentes tipos de emoções por meio dos exercícios musicais, por meio das realizações, por meio da forma como os trato, por meio do ambiente acolhedor que criamos juntos. Estou protegendo a saúde mental e emocional deles, que se reflete no corpo físico.

Com as aulas musicais eles alimentam a auto-estima, produzem a energia da alegria de aprender, melhoram a imunidade, melhoram a saúde, preenchem momentos da vida com a energia da amizade e fraternidade que geramos juntos.

As esposas deles se beneficiam da saúde física, mental e emocional dos maridos, as filhas e filhos ficam felizes por verem os pais produzindo alegria nos seus últimos anos de vida, as netas e netos se beneficiam com a saúde dos avós, etc. Tocando violão eles deixam estímulos para que outros familiares um dia talvez venham aprender a tocar um instrumento musical. Com a alegria de viver eles estimulam seus familiares e amigos a buscarem esta alegria!

O estilo de músicas que trabalhamos fazem do violão um instrumento que protege contra a depressão, contra a solidão, ou seja, o instrumento se torna um anjo da guarda!

Olhando para eles eu vislumbrei o sentido que faço para a vida deles e de muitos que com eles se relacionam. Direta ou indiretamente eu estou afetando a vida deles, e por meio deles estou tocando a vida de muitas outras pessoas.

Estou há dezoito anos dando aulas de música e já devo ter atendido uma média de duas mil pessoas. Estou fazendo parte do sentido da vida de todas elas e de seus familiares! Assim somos todos nós, dando sentido a vida uns dos outros.

No próximo capítulo falarei sobre o sentido do aluno.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário