sábado, 28 de julho de 2018

A necessidade faz o sapo pular (Qual o sentido da vida?) - Cap.34

O ourives esculpe no ouro a joia, a consciência esculpe na alma a virtude, o ego esculpe sonhos no vento...

---------------------------------

Reza o conto popular que se colocamos o sapo em uma panela com água morna, sendo que esta panela está no fogo, o sapo fica tranquilo e vai se acostumando com o aumento da temperatura, até que morre cozido. Entretanto, se jogarmos o sapo em uma panela com água fervendo, ele pula fora! Moral da história, "a necessidade faz o sapo pular"!

Quando eu saí da casa dos meus pais e fiquei por onze anos viajando pelo Brasil, realizando trabalhos voluntários gratuitos, o primeiro destino foi Manaus/AM. Eu estava precisando trabalhar e surgiu uma possibilidade para eu dar aulas de natação. Eu não tinha curso de Educação Física, apenas havia aprendido a nadar os quatro estilos, na adolescência, observando os atletas praticarem no SESC em São Paulo. Acabei me tornando um professor de Natação, descobri uma vocação. "A necessidade faz o sapo pular!"

Em Recife/PE eu estava precisando trabalhar e fui vender sanduíche natural na praia... Comi quase todos os sanduíches e vendi quase nada... Descobri uma "falta" de vocação pra vender sanduíches! Rsrsrsrsrs

Em Poços de Caldas, desempregado, ganhei uma máquina de cortar cabelo e uma tesoura, fui cortar cabelo de pessoas pobres em uma comunidade, em uma fazenda... Acabei montando um Salão de Cabeleireiro na cidade. "A necessidade fez o sapo virar cabeleireiro!"

Montei um curso de violão para ganhar uns trocados e virou uma escola e com seis meses surgiu uma Orquestra de Violões. Virei professor de música e regente de uma Orquestra. "A necessidade fez o sapo virar músico e professor"!

A situação da política no Brasil fez nascer em mim um sofrimento interior que gerou a necessidade de eu me oferecer para entrar no cenário político, e depois dos ensaios preliminares eu estou descobrindo uma vocação nova pra atuar na política.

Além da necessidade, eu descobri outras vocações por meio da intuição. Me tornei um Musicoterapeuta e me tornei um escritor.

As vezes descobrimos nossos dons pela necessidade, outras pelo acaso, outras por brincadeira, outras pela intuição. A nossa vida é uma jornada de autoconhecimento.

As vezes é necessário uma dor para nos tirar da zona de conforto! A necessidade faz o sapo pular...

Todos nós possuímos muitas habilidades, alguns temos a oportunidade de descobri-las, outros ainda não.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário