sábado, 28 de julho de 2018

O autodescobrimento (Qual o sentido da vida?) - Cap.35

Quando ofereço amparo ao próximo, ajudo a mim mesmo, pois o amor é luz que ilumina a própria fonte!

---------------------------------

A natureza é cheia de sentidos por todos os lados, mas estes sentidos precisam ser descobertos. Imagino os seres humanos na idade da pedra, sem entender o sentido de nada... Tudo novidade, tudo misterioso! Sem entender a chuva, sem entender o Sol, sem entender a Lua, sem entender as estrelas, sem entender o fogo... Aos poucos foi descobrindo, por experiência e por intuição, descobrindo o princípio medicinal de algumas plantas, descobrindo novas espécies de minerais e animais, etc.

O ser humano desenvolveu uma linguagem e por meio da linguagem desenvolveu teorias, e por meio das teorias começou a analisar e tirar conclusões. No princípio foram muitas percepções equivocadas, aos poucos foi aprimorando vários saberes. Hoje sabemos o sentido de vários fenômenos no corpo humano, o sentido de vários fenômenos no mundo mineral, vegetal e animal, etc. Mas ainda temos muito o que descobrir.

Qual o sentido da vida? Vejo que a vida é uma grande jornada de autoconhecimento, autodescobrimento!

O que compreendo como fundamental é o descobrimento dos egos, a compreensão da sua falta de sentido e a sua eliminação para o despertar das virtudes da alma. Os egos são a inconsciência, eliminando-os despertamos as virtudes da alma que são a consciência!

A consciência dá sentido a todas as coisas, sem a consciência nada tem sentido. Posso ter habilidades maravilhosas, posso ter atributos físicos maravilhosos, nada tem valor se eu não tenho consciência. Nada tem valor sem a paciência, sem a humildade, sem a tolerância, sem o altruísmo, sem a temperança, sem a solidariedade, sem a empatia, sem o desapego... Enquanto houver o ego dentro de mim eu nunca terei a felicidade do SER.

Havendo a consciência, mesmo sem nenhum outro atributo, o SER se torna lindo!

Fraternalmente,


Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário