sexta-feira, 13 de julho de 2018

A depressão (Qual o sentido da vida?) - Cap.22

MAQUIAGEM

Por que a morena coloriu suas pétalas
Acaso a flor cansou de sua beleza?
Ou será que brincas de ser primavera
A colorir a sua pele seda?

Morena-alma, por que se disfarça 
Mil faces-ego, toda envaidecida?
Saia dos sonhos, volte a sua graça
No paraíso és a flor da vida

Oh! Bela Helena, ter adormecido
Aprisionou-te e fez de ti Medusa
Perseu a ama e voa destemido
Pégaso-tróia a resgatar sua musa

Perseu é a consciência eliminando os egos, as mil faces da medusa, assim liberta a Bela Helena (alma).

---------------------------------

Nos últimos anos eu tenho sido visitado pelo ego da "depressão". Ele veio e me derrubou sobre a tristeza, e depois de uns sofrimentos eu me levantei. Os sofrimentos tiveram curta duração, poucos dias. Depois de um tempo a depressão voltou e se foi, e voltou e se foi...

Observei que os pensamentos eram os mesmos, mecânicos. Quando fiquei disposto a receber a depressão para observá-la, então ela perdeu a força e ficou sem sentido, foi se desfazendo.

Meu corpo vive seus altos e baixos, nos momentos de baixa eu criei pensamentos geradores de depressão. Quando a fase da baixa voltava, os pensamentos depressivos voltavam também. Como estes pensamentos são mecânicos eu os pude observar e perceber que eram hábitos criados por mim.

Quando eu venci certo tipo de pensamentos depressivos, surgiram outros, diferentes. Novamente eu cai e tive que superar. Depois a depressão mudou de roupa novamente... Superei várias formas diferentes de depressão.

A tristeza e a alegria fazem parte da minha vida, uma dá descanso para a outra e vivem bailando sobre a existência. Compreendi que o problema são os "bandidos" que eu criei para habitarem os meus momentos de tristeza. Então eu fiquei disposto a limpar a minha tristeza, até que ela fique pura, sem os pensamentos condicionados, com as mesmas expressões. "Eu não presto...", "eu não sou capaz...", "porque continuar vivendo? Se tudo não faz sentido?", etc. Os meus pensamentos depressivos não foram assim, usei estes para ilustrar melhor.

Os meus momentos com a depressão foram brandos, mas foram reais e me fizeram sofrer.

O dia que eu tiver as minhas fases de tristeza e a minha tristeza não estiver habitada por pensamentos destrutivos, então eu terei limpado a minha tristeza! Estou em processo. Não faço ideia se vou conseguir realizar esta tarefa, e não "desejo" realizar, apenas vou vivendo e fazendo o que sinto que devo fazer. Desejos geram expectativas e ansiedade, minha vontade é de viver em paz!

No momento, quando a tristeza vem, eu observo um determinado ego com a tendência de criar pensamentos para justificar a tristeza, e estes pensamentos se tornam fantasmas gerando a energia da depressão, e se repetem toda vez que a tristeza vem, se tornando mais fortes e me dominando. Este ego é a fonte geradora da depressão, quando eu acabar com ele, não terei mais a causa da depressão. Meu trabalho agora é viver os momentos de tristeza e ficar com a mente em silêncio, não buscar justificativas mentais, não criar mais fantasmas.

A depressão é um assunto muito complexo, estou falando de forma bem superficial, com muita simplicidade. Como disse, não tenho vontade de escrever sobre a depressão, neste momento, é um assunto muito delicado e requer muito carinho e profundidade. No momento não posso. 

Falar sobre a depressão é uma séria responsabilidade.


Voltarei a escrever amanhã, fraternalmente.

Ulisses Higino

www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário