sexta-feira, 4 de maio de 2018

Índios Brasileiros (Eu amo o Brasil) cap.43

O amor desdobra-se no gesto-flor, uma ação desprovida de intenção.

---------------------------------

Os índios brasileiros viviam aqui antes da chegada dos Portugueses. Se os seres humanos tivéssemos o poder real de nos considerar donos de uma terra, os índios brasileiros seriam os verdadeiros donos do Brasil!

Ontem estive no Museu Nacional da República e observei alguns índios da tribo Yawalapiti. Alguns dos integrantes da tribo aprenderam a falar a língua portuguesa para poderem se relacionar com a nossa sociedade e lutarem pelos seus direitos.

A aldeia Yawalapiti ocupa uma área de 27 mil quilômetros quadrados dentro do Parque Indígena do Xingu. A região fica entre o planalto central e a floresta amazônica, e é cortada pelo rio Xingu e afluentes.

O fotógrafo francês Olivier Boëls está realizando a exposição "Yawalapiti – Entre tempos", em cartaz no Museu da República de Brasília até 20 de maio. A mostra reúne cerca de 150 imagens do cotidiano da tribo Yawalapiti.

Olivier disse: "Muitas vezes a gente dá crédito pra quem estudou 4, 5 anos, que tem um doutorado – e dá crédito sem questionar absolutamente nada". "Esses povos têm um conhecimento da natureza milenar e cada um deles tem décadas de convivência com a natureza. É uma sensibilidade que as pessoas da cidade não têm."

"De acordo com informações do Censo 2010, cerca de 0,4% da população brasileira é formada por índios, um total de 800 mil vivendo no País, com 180 línguas e dialetos distintos. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), existem 225 povos indígenas, além de referências de 70 tribos vivendo em locais isolados e que ainda não foram contatadas. ".

Nossa sociedade é que deveria aprender o idioma das tribos para se desculpar pelas agressões ao meio ambiente onde eles vivem, para pedir autorização para entrar nas áreas onde eles vivem. 

Nossa sociedade, covardemente, estamos agredindo os verdadeiros "donos" destas terras brasileiras! Nós temos aviões, armas de fogo, tratores, caminhões, navios, etc. Eles tem arco e flecha, canoa, casas sustentáveis...

As questões indígenas necessitam ser tratadas de acordo com as "Leis Indígenas", nós é que devemos ser julgados por eles, pelas Leis deles! Mas acontece o contrário, nossas leis é que julgam as causas indígenas... Os invasores julgando os donos da terra...

Agora o contexto está muito complicado. Mas talvez um dia tenhamos representantes conscientes no Governo, que estejam dispostos a ser humildes e atuar em defesa destes povos que são fundamentais na construção da nossa nossa identidade nacional.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário