sábado, 12 de maio de 2018

Cidadania (Eu amo o Brasil) cap.52

FLOR MORENA 

Doce flor morena
Das pétalas agrestes
Brota no meu coração
Céu-território campestre

Sorrindo tu semeia
A mocidade que em luz campeia
Crescendo dentro de ti

Sorrindo tu irradia
Neste meigo, infindo verde
Linda aura da alegria

Doce flor morena
Teus lábios de pompas e adornos
Guardam as sedas, macias e serenas
Pousada do Beija-Flor!

---------------------------------

Defino a política como um "trabalho para cuidar da saúde social e econômica da população". Se a saúde anda mal, curá-la; se a saúde anda bem, preservá-la e protegê-la!

Como indivíduos compreendo que temos uma parcela de responsabilidade para com a nossa nação. Neste sentido eu estabeleço para mim o compromisso moral de dedicar parte da minha vida para agir como um governante do meu país. 

Sou responsável por não sujar a cidade; não depredar o patrimônio público, não maltratar a natureza, não poluir os rios, lagos, nascentes, mares; não desperdiçar água e alimentos; doar as roupas, sapatos e outros pertences que não me servem, para pessoas que deles necessitem; ajudar os necessitados dentro do que me é possível, etc. Desta forma estou ajudando a economia do meu país.

O governo terá menos gastos com uma cidade limpa, menos gastos para reparar depredações, menos gastos para recuperar agressões à mãe natureza, as pessoas que recebem doações podem redirecionar suas posses para outras necessidades (uma economia para elas, uma forma de aumentar seu poder aquisitivo), ajudando os necessitados eu preservo a saúde deles e o estado passa a ter menos gastos com a saúde pública, etc. 

Ser consciente é econômico, é inteligente! A "INCONSCIÊNCIA" vive inflacionando, destruindo, aumentando os gastos, desequilibrando a sociedade com atos ignorantes.

Sou responsável por respeitar as diferentes manifestações religiosas; por respeitar as diferentes manifestações artísticas; por respeitar as diferenças de gênero; por respeitar as diferenças raciais; por respeitar as pessoas mais vividas; por respeitar as crianças; por respeitar os portadores de necessidades especiais. Sou responsável por promover a equidade nas relações, etc.

Um governo tem muito mais facilidade para cumprir seus papeis quando o povo vive em harmonia entre si. Não perde tempo intermediando conflitos gerados por níveis de consciência primitivo... Mas, um governo é reflexo do seu povo, se o povo está com um baixo nível de consciência, seu governo também está! Se um governo tiver um alto nível de consciência, fatalmente ele saberá conduzir seu povo para elevar seu nível de consciência também!

Independente do nosso nível de consciência, podemo nos estimular para sermos indivíduos melhores. Qualquer momento é tempo de mudarmos.

Nossos costumes são frutos de educação consciente ou frutos de influências que nos manipulam pela nossa inconsciência. Uma pessoa tem uma alimentação desregrada por estar condicionada, mas pode fazer uma reeducação alimentar e seu corpo será educado para beber água regularmente, não consumir enlatados, conservantes, corantes, etc. Da mesma forma a nossa sociedade está condicionada a ser corrupta, a competir, a mentir, etc. Excluam-se as exceções. Podemos reverter isto com programas para promover a prática da leitura reflexiva; com filmes produzidos inteligentemente, educando para a cidadania; com uma mídia consciente, voltada para o SER e não para o comércio, com dramaturgias conscientes, etc. 

A mídia tem um grande poder de propagar vícios na sociedade! Como tudo é dual, também pode ser usada para propagar consciência.

Uma pessoa dependente química pode se recuperar, mas requer tempo, dedicação, paciência e um tratamento eficiente. Um país com uma sociedade adoecida também pode se transformar, aos poucos, com muita paciência. O resultado vem, mas não da noite para o dia!

O país anda mal porque o governo não cumpre com seus deveres, mas os cidadãos também não estão cumprindo com os deveres do cidadão!  A parte bonita da "cidadania" são os direitos, a maioria reclama por eles... Em se tratando de deveres... Podemos mudar isto!

No próximo capítulo farei reflexões sobre o câncer no coração do país.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário