domingo, 27 de maio de 2018

Perigos do excesso de informação (Eu amo o Brasil) cap.77

LOUCURA 

Insanidade é ser inconsciente, e sendo inconsciente ser ignorante da própria loucura!

Insanidade é ser egoísta lutando para manter-se sobre os demais, isto é falta de amor ao próximo, e a falta de amor indica que não há amor para dar... O egoísmo é a falta de amor!

Ser egoísta é extrair o amor do próprio coração, viver por interesses pessoais. Ser egoísta é cavar a própria cova, pois a alma não sobrevive sem o amor. Sem o amor o corpo é um navio sem capitão, governado por fantasmas... Egos.

---------------------------------

Hoje em dia vejo muitos perigos por conta do excesso de informações.

Facebook, Instagram, Linkedin Twitter, Whatsapp, Youtube, Google, etc.

Quando comecei a praticar a meditação e a auto-observação psicológica, por volta dos meus vinte e dois anos, entrei no meu universo mental e descobri uma loucura imensa! Corri o risco de não saber administrar o que pude ver no meu interior, quase me perdi de mim mesmo...

As minhas descobertas me levaram a mudar drasticamente a visão sobre o mundo e sobre toda a natureza.

Depois que aprendi a olhar para a minha loucura interior, passei a perceber a loucura por todos os lados.

Eram muitos pensamentos por minuto, vinte e quatro horas por dia, acordado ou dormindo. Eu não sabia nada sobre os meus pensamentos, mas eles estavam lá e eu comecei a ver a imensidão de pensamentos e emoções que ficavam controlando invisivelmente a minha vida. Hoje em dia eu já reeduquei a minha mente consideravelmente. Ainda tenho muito o que limpar na minha alma, mas já realizei um trabalho considerável.

Representações mentais, fantasias, tagarelices, mil loucuras, paixões, vinganças, ressentimentos, fobias, traumas, etc.

Hoje em dia eu vejo redes sociais e me parece que são a cristalização da mente coletiva da sociedade, uma grande loucura! 

Mentiras e verdades misturadas, tagarelices, vaidades, medos, terrorismo, sensacionalismos, vaidades, exibicionismos, informações valiosas, etc. A internet se tornou um ambiente perigoso, tentador, sedutor! Entramos e rapidamente a internet nos aprisiona consumindo horas das nossas vidas, com facilidade.

Por meio da comunicação fácil acabamos sabendo do que se passa no mundo, em tempo real. As culturas se cruzam, as notícias se espalham, as influências boas e ruins se avolumam. Os seres humanos estamos preparados para lidar com este excesso de informações? As crianças tem estrutura psicológica pra lidar com esse universo virtual? As escolas estão criando matérias para orientar e preparar os alunos destes perigos?

O celular facilitou o acesso à internet e o Whatsapp se tornou mais um universo sedutor!

Grupos de zap onde as pessoas são bombardeadas com vídeos, mensagens, piadas, etc. Qualquer um pode editar uma mensagem e colocar abaixo que foi escrita por Gadhi, ou pelo Papa, ou pelo Pelé, ou pelo Presidente! Videos com informações falsas alterando a opinião das pessoas, inclusive em época de eleições...

A facilidade de comunicação é um instrumento poderoso, mas, como todo instrumento, pode ser usado para o bem ou para o mal.

Pessoas tendo sua privacidade exposta publicamente, famílias sendo desestruturadas por conta das redes sociais, etc. E também estão acontecendo a propagação de ideias maravilhosas que estão contribuindo para o despertar da consciência de muitas pessoas.

Vejo muito pouco ouro no excesso de informações, e muito barro! O peixe morre pela boca... Busca o alimento verdadeiro e é fisgado...

No próximo capítulo vou refletir mais um pouco sobre este assunto.

Fraternalmente,


Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário