domingo, 18 de junho de 2017

Tristeza, amiga da alegria (Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor) cap.282

O fogo consome a corpo e liberta o espírito; jogo a chama do amor sobre o ego e liberto minha alma!

--------------------------------

A tristeza é uma aliada da vida, amiga da alegria. Se eu ficasse alegre o tempo todo seria difícil pra mim suportar-me. A tristeza vem e dá um descanso para a alegria, logo em seguida a alegria retorna renovada de sentido!

Atualmente tenho vivido mais momentos de serenidade, tranquilidade, nestes momentos desfruto de um bem estar físico e psicológico. Quando surgem as fases de alegria eu as observo e as desfruto com moderação, sem me deixar levar para a euforia. Da mesma forma, quando a tristeza vem eu a observo e tenho a mesma força para não me deixar levar para a depressão. Se eu me permito ser dominado pela euforia, com certeza não terei força para evitar a depressão. Opostos. Um me atrai pelo prazer e eu preciso não ser seduzido, o outro me empurra pra baixo, contra a minha vontade, e eu preciso opor resistência para sair do buraco.

A alegria dá sentido a tristeza e a tristeza dá sentido a alegria, são forças contrárias, a dualidade permitindo o movimento, vida. Não me adianta viver desejando fugir da tristeza e correndo atrás da alegria, as duas sempre estarão comigo, são partes da vida, inteligente é o aprendizado do equilíbrio!

Viver fugindo de uma e correndo atrás da outra é se converter em um cachorro correndo atrás do rabo, sofrimento sem fim!

Quando minha tristeza estiver limpa, sem egos, não terei medo dela. Quando minha alegria estiver limpa das paixões, sem egos, não vou mais ser seduzido por ela.

No próximo capítulo farei reflexões sobre a alegria.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário