sexta-feira, 23 de junho de 2017

Observações conclusivas (Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor) cap.286

Se sou egoísta estou cavando a própria cova, pois minh'alma não sobrevive sem o amor...

--------------------------------

Na semana passada disse que hoje daria sugestões para o desenvolvimento de trabalhos voluntários, tendo como base o capítulo anterior vou fazer umas considerações.

Se hoje eu fosse dar sugestões para mim mesmo, para iniciar um trabalho de desenvolvimento espiritual, no sentido do despertar da consciência, diria o seguinte:

* Antes de mais nada começar por ser mais consciente do próprio corpo, cuidando da higiene pessoal, de forma cada vez mais amorosa. Buscar uma alimentação o mais saudável possível, por amor ao próprio corpo. Fazer exercícios físicos regulares, etc;

* Tornar-me uma pessoa organizada e cuidadosa com  a limpeza dos meus pertences pessoais, meu quarto, minhas roupas, meus sapatos, minha cama, meu ambiente de trabalho, minhas ferramentas, meus materiais, tudo o que esteja sob a minha responsabilidade, seja uma bicicleta, um carro, etc;

* Tornar-me uma pessoa participativa das atividades do lar, colaborar, ajudar, tomar iniciativas no sentido de contribuir para um lar limpo, harmonioso. Ajudar financeiramente, não explorar as pessoas que comigo convivam;

* Ser humilde e atento para subtrair ensinamentos de vida no convívio com crianças, jovens, adultos e mais vividos, sendo prudente para separar o que seja construtivo do que seja destrutivo;

* Pedir por sabedoria, iluminação, em oração. Ter momentos de fé, buscando fazer contato com uma possível divindade no próprio interior ou outra, de acordo com as convicções de cada um;

* Respeitar a natureza, não agredindo-a, não jogando lixo nas ruas, não maltratando os animais, não maltratando as plantas, etc. Respeitar os seres, proteger as crianças, respeitar os mais vividos, não agredir, não ser desleal, etc.

* Ser cauteloso para não ser fanático nas ações, respeitar a liberdade das pessoas de serem como sintam vontade de ser, não impondo a elas a própria vontade, não tentando seduzir ou converter as pessoas para o caminho do despertar da consciência. Convites saudáveis para reflexão são formas amigas de nos relacionarmos, convidar para reflexão, expor pontos de vista, no demais as pessoas decidem se tem ou não vontade de caminhar junto com a gente neste rumo pela espiritualidade;

* Ser uma pessoa equilibrada, buscar o próprio trabalho, reservar momentos para o lazer, para cuidar amorosamente do centro emocional, reservar momentos para os amigos, reservar momentos para a família;

* Com o tempo fica claro que quanto menos coisas possuímos, mais simples se torna administrar nossa vida e ela se torna mais leve, mais agradável, mais paz, mais harmonia. A simplicidade é sabedoria!

Resumindo, levar uma vida sensata. Consciência é sensatez, harmonia, respeito, equilíbrio, leveza.

As bases para os trabalhos voluntários eu vejo que são as ações para ser consciente com a vida pessoal. Se não conseguimos manter em ordem as gavetas do nosso guarda-roupa vamos dedicar o tempo para ajudar outras pessoas enquanto não conseguimos sequer administrar nossas vidas? Isto será saudável? Seremos exemplo? Haverá equilíbrio? 

Paralelamente a este trabalho de ser consciente na vida pessoal compreendo que podemos iniciar os trabalhos voluntários, fazer os dois ao mesmo tempo. Este foi o caminho que trilhei, primeiramente trabalhei sobre minha vida pessoal, conforme o capítulo anterior.

Vou falar sobre os trabalhos voluntários no próximo capítulo.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário