sábado, 26 de setembro de 2020

Um lindo exemplo de superação (A Ansiedade) cap.13

Desde que o amor pousou no meu Ser o brilho em meu olhar floresceu sementes de eternidade: brota quando deito, brota quando acordo, brota na calçada, brota à beira-mar, flores sobre lágrimas, sobre a solidão. Já não sei mais se sou vida ou primavera!

............

Como professor de música há 20 anos ininterruptamente eu já tive contato com várias pessoas afetadas por traumas que limitavam o aprendizado.

Uma pessoa com mais de cinquenta anos teve um comportamento incomum quando eu ensinava música por números em uma turma. Conversei com ela em particular e ela me relatou que havia sido maltratada na infância. Uma pessoa que lhe ensinava matemática, por conta da impaciência, a maltratou psicologicamente, várias vezes, e por estes maus tratos nasceu-lhe um trauma.

Números se tornaram "gatilhos inconscientes" que faziam o centro emocional dela produzir sintomas de ansiedade. Medo, insegurança, etc. Um fantasma que seguiu com ela por mais de cinquenta anos...

Eu fiz exercícios com números, com um grau de dificuldade quase zero, e ela conseguiu realizar. Depois fui aumentando o grau de dificuldade aos poucos e ela foi se desenvolvendo!

Ela conseguiu fazer solos por números, simples e mais complexos. Nasceu-lhe a autoconfiança, a segurança, e a timidez perdeu espaço. Tocou e cantou sozinha pra toda a turma, várias vezes! Fez filmagens tocando e cantando sozinha, e compartilhou os vídeos!

Com esta superação ela melhorou a auto-estima, a auto-confiança, tornou-se segura, se libertou de certos sofrimentos.

Vários casos de ansiedade podem ser tratados com orientação, auto-conhecimento, disciplinas e mudança de comportamento!

No próximo capítulo vou encerrar este livro.

Ulisses Higino

Poesias Para o Despertar

ulisseshigino

Nenhum comentário:

Postar um comentário