domingo, 20 de setembro de 2020

Expectativas (A Ansiedade) cap.01

Diante de todo desejo se abrem dois caminhos, ser satisfeito ou não ser satisfeito. Com a possibilidade do desejo não ser satisfeito nasce a expectativa, e da expectativa nasce a ansiedade.


Uma pessoa torce pelo seu time, "DESEJA" que ele ganhe. Como existe a possibilidade dele perder, nasce a expectativa (medo da perda, preocupação) e desta expectativa nasce a ansiedade. E a pessoa fica ansiosa até o apito final!


Uma pessoa vai fazer uma prova e deseja ter um bom resultado. Com a possibilidade de se sair mal, nasce a expectativa (medo, preocupação) e da expectativa nasce a ansiedade.


A ansiedade é uma angústia, um sofrimento. Com a ansiedade temos dificuldade de acessar as nossas memória, dificuldades de elaborar raciocínios lúcidos, ou seja, diminuímos todo o nosso potencial. No caso da prova, a ansiedade se torna uma auto-sabotagem, um tiro no próprio pé!


Vamos atravessar um rio e antes fazemos vários furos no barco que vamos usar... Isto é a ansiedade, um veneno que o nosso centro emocional cria pra envenenar a nós mesmos.


No próximo capítulo vou escrever sobre a educação para o viver sem expectativas e desta forma não produzirmos o veneno da ansiedade.


Ulisses Higino

Poesias Para o Despertar

ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário