domingo, 13 de setembro de 2020

Ansiedade (As Competições) cap.03

Meus versos são veredas de um caminho
Os passos que o percorrem, coração
Teus olhos, na porteira em tua alma
Decidem se o amor pode entrar


............


Existem várias causas para as ansiedades e uma delas é a competição.

Diante do "desejo" se abrem dois caminhos, satisfação ou insatisfação. Pela possibilidade do desejo não ser satisfeito nasce a "expectativa" e da expectativa nasce a "ansiedade".

Assistindo a um jogo de futebol uma pessoa deseja que o seu time ganhe, mas como pode perder surge a expectativa (preocupação), e desta expectativa nasce a ansiedade.

Participei de um festival de música, uma competição, e a ansiedade diminuiu o meu potencial, fiquei nervoso. Como competimos no trabalho, na família, na escola, no lazer, e vivemos competições nos filmes, novelas, etc, etc, vivemos produzindo ansiedades.

A ansiedade é um veneno que o meu centro emocional produz para envenenar a mim mesmo! Auto-sabotagem.

Há muitos anos venho desconstruindo em mim a necessidade de competir. Retirei os egos do futebol, parei de torcer para que pessoas ou times vençam outras pessoas ou times. E a cada dia que passa estou me aprimorando na arte de parar de competir pela razão nas conversas.

Também estou desconstruindo os debates e colocando no lugar reflexões serenas em tom de amizade.

No próximo final de semana provavelmente vou iniciar um livro com o título "A Ansiedade".

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário