domingo, 13 de setembro de 2020

Idolatria e Revanchismo (As Competições) cap.07

As competições estimulam a adoração de ídolos! E estes ídolos são interessantes pra manter as massas torcendo para os times.

Temos o vício das competições desde o início da história da humanidade e também o vício da idolatria.

Meu ídolo nos esportes, meu cantor favorito, minha religião favorita, meu líder religioso favorito, meu partido político, etc. O que não se adeque ao "meu" está de fora!

As massas defendem seus ídolos que nem sequer sabem quem são as pessoas que os defendem. E defendendo seus ídolos as massas ficam divididas e enfraquecidas, e são manipuladas...

Competem nas guerras em defesa dos seus ídolos e times. Brigas entre religiões, brigas entre times de futebol, brigas políticas entre direita e esquerda, Pelé e Maradona, Brasil e Argentina, bairro contra bairro, time contra time, país contra país...

As competições nos levam para as idolatrias e para o "REVANCHISMO". Quem perdeu fica desejando a revanche, a vingança... Surgem as rivalidades e as inimizades. As competições educam pra guerra!

Soube de um evento esportivo onde torcedores disseram: "Olhem lá, um argentino!" - E partiram pra cima do jornalista. O jornalista se defendeu: "No, no, soy Paraguayo! Soy Paraguayo"!... Loucura humana...

Torcidas agredindo e matando, religiões ditas "cristãs" queimando templos das religiões de matrizes africanas, etc.

As competições educam para as intolerâncias, rivalidades, e geram os preconceitos... A minha raça é melhor, o meu sexo é o poderoso, a minha fé é a melhor... E geram o racismo, o machismo, a homofobia, a misoginia, etc.

No próximo capítulo vou encerrar este livro.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário