domingo, 13 de setembro de 2020

Capitalismo (As Competições) cap.04

As competições nos educam pra ideia do Capitalismo. Agrupar várias pessoas ou grupos de pessoas para competirem entre si, para que apenas uma ganhe.

Todo o prêmio arrecadado vai para as mãos do ganhador e da minoria que manipula as competições. Todos os demais ficam sem nada.

Pago pela camiseta do meu time onde tem o logotipo do patrocinador do time, e eu desejo que seja assim, idêntica a que os jogadores usam. Saio pelas ruas e faço propaganda pro time e pro patrocinador, e paguei pela camiseta, e faço propaganda de graça!

Vou aos estádios e pago pelos ingressos. Os dirigentes racham de ganhar dinheiro, os jogadores racham de ganhar dinheiro, todos ficam ricos e nem sabem que eu existo. Em troca eu ganho momentos de prazer e muitos momentos de ansiedade que me adoecem.

Fico na frente da televisão torcendo e dou ibope pras mídias. As empresas compram horários para as propagandas no período dos jogos, e elas e as mídias ganham dinheiro em cima da minha audiência. E eu ganho momentos de prazer, momentos de ansiedade, e sedentarismo por ficar no sofá torcendo.

Festivais de música, de esportes, de teatro, de cinema, de ciências, etc, etc, etc. Agrupar as massas pra concentrar muita renda nas mãos de poucos. Economia inflacionária, poucos ficando ricos e muitos sendo manipulados.

E a própria massa manipulada, se souberem deste livro, provavelmente ficarão com raiva de mim e irão defender as competições! Poucas pessoas tem um nível de consciência razoável pra analisarem com sensatez a sua própria condição.

No próximo capítulo vou escrever sobre o egoísmo.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário