sábado, 13 de julho de 2019

Retrospectiva diária (A morte do ego, livro 3) - cap.06

O estado enamorado faz o coração exalar um perfume atemporal onde a alma flutua em êxtase...

---------------------------

O exercício de retrospectiva pode ser feito ao deitarmos para dormir.

* Colocar o corpo em uma postura cômoda e fazer um relaxamento;

* Construir com a imaginação todos os acontecimentos do dia, do último ao primeiro. Imaginar os momentos antes de deitarmos, antes de entrarmos no quarto, antes de chegarmos em casa, etc.

Reconstruir aos poucos as conversas, o que falamos, o que ouvimos, o que sentimos, o que fizemos. Os acontecimentos da noite, os acontecimentos da tarde, os acontecimentos da manhã, até chegarmos ao momento em que acordamos, e se for possível, lembrarmos também dos sonhos. Fazer todo este processo sem tagarelar mentalmente, sem julgar mentalmente o que estamos vendo, apenas observar em silêncio.

Com este exercício podemos descobrir vários comportamentos mecânicos que temos, observar vários vícios psicológicos e perceber como estes egos agem.

Fazendo a retrospectiva vários dias seguidos começamos a criar uma percepção melhorada sobre quem somos. E nos dias seguintes podemos prever quais comportamentos teremos, antes mesmo de agirmos.

Diante da percepção de muitos comportamentos mecânicos, previsíveis, ficamos com duas opções: trabalhar pra deixar de produzir as mesmas reações diante de estímulos semelhantes, ou seguirmos vivendo de forma robótica.

A falta de concentração é um grande obstáculo para a retrospectiva. Começamos a fazer a prática e somos levados pelos pensamentos, voamos para o passado ou futuro, dormimos e acordamos no dia seguinte sem lembrar de nada... As vezes conseguimos ficar apenas uns três minutos, tentando fazer a retrospectiva... A falta de concentração está relacionada com o nosso nível de consciência.

A retrospectiva diária é uma forma simples de construir parte do autoconhecimento, desde a percepção da nossa falta de concentração, falta de domínio de si, até o desenvolvimento destas habilidades e o desfrutar de uma retrospectiva eficiente.

Voltarei a escrever amanhã.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário