sábado, 6 de julho de 2019

Harmonia (Disciplinas para o despertar do amor) - cap.05

A alma do coração deixou meu peito e foi aos pés, e o caminhar da consciência levou o meu corpo para o recanto da paz, na varanda do silêncio. Por lá não vejo, não escuto e não sinto com a pele... Aportei a carne e envolvi-me no puro SER!

---------------------------

A harmonia é estabelecida quando praticamos a "Ordem", a "Organização", a "Limpeza" e outras disciplinas.

Podemos ter uma morada pobre, porém, se há consciência, esta morada é limpa, organizada, é um recanto de amor.

A limpeza harmoniza, tranquiliza, produz saúde. Mas, sem fanatismos! As crianças precisam se sujar, precisam brincar, colocar os pés na terra, criar anti-corpos. Equilíbrio!

A sujeira sempre será produzida em nossas vidas, virá sem esforço! A sujeira nos educa para o movimento, para a organização, para a limpeza.

A consciência não está na aparência, não está nos resultados, está na alma! Uma pessoa pode estar suja por conta de uma circunstância, isto não quer dizer que ela é inconsciente. A principal limpeza é interna, no SER! Por fora o SER sempre segue no rumo da limpeza também, porém, sem extremismos.

A "mania de limpeza" é um ego, um defeito psicológico, um "desejo" que gera expectativas, ansiedades e desequilíbrio psicológico.

A consciência busca a limpeza sempre que pode, mas em muitas circunstâncias não é possível deixar tudo limpo, neste caso, havendo  consciência, a pessoa fica em paz e segue seu rumo, quando for possível ela limpa.

Reforçando, o lugar onde a limpeza pode permanecer em qualquer situação é a alma! Mesmo que o exterior esteja sujo por conta das circunstâncias.

Muitas vezes o exterior fica sujo por irresponsabilidade, por falta de organização, por falta de disciplina, nestes casos o causador da desordem é o ego da preguiça!

Quanto mais eu preencho a minha vida com vários elementos, mais difícil mantê-la organizada e limpa por muito tempo, quanto mais e simplifico a minha vida, usando apenas o necessário, mais facilidade eu tenho de manter a harmonia. Quanto maior a simplicidade, maior a paz, a liberdade, a felicidade!

No próximo capítulo vou complementar este assunto.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
(este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência")

Nenhum comentário:

Postar um comentário