domingo, 7 de julho de 2019

Outras disciplinas (Disciplinas para o despertar do amor) - cap.07

A consciência coloca perfume em suas relações, pois ela é uma flor, e onde toca deixa a sua essência!

---------------------------

* Pontualidade - se educar para chegar com antecedência no cumprimento dos compromissos. Com esta disciplina tiramos o alimento das "ansiedades".

* De grão em grão - me educo para fazer pequenas ações e se possível as amplio, mas as pequenas procuro não deixar faltar. Se não posso limpar a casa, limpo a cozinha; se não posso limpar a cozinha, lavo a louça; se não posso lavar a louça, busco lavar, secar e guardar pelo menos a que eu sujei. 

* Manutenção - a vida se expressa em movimento. Com esta disciplina me educo para fazer constantemente a manutenção das condições externas que permitem que a minha consciência se manifeste. Manutenção na limpeza da casa, manutenção na organização do email, manutenção na organização de todos os espaços que eu administro. Quando deixamos pra depois, tudo se acumula, e quando as tarefas se acumulam geramos uma aversão pela atividade, pois irá exigir muito esforço de nós. O ego da preguiça vive deixando pra depois e tudo se acumula. Com os acúmulos a vida fica desorganizada e o centro emocional se desestabiliza.
A vida é um jardim, se não fazemos a manutenção o mato cresce!

* Há muito tempo venho me educando para não cobrar disciplina das pessoas que convivem comigo, se tenho que falar algo, compreendo que é importante que eu me comporte com serenidade e educação. Este é um ponto delicadíssimo! Muitas pessoas não conseguem ser disciplinadas e se eu for brigar por causa das indisciplinas das pessoas, vou destruir a harmonia nos meus relacionamentos.

* Ditado popular - "o que não tem remédio, remediado está". Esta é uma filosofia simples e muito valiosa! Não tem sentido gastar energias com o que não pode ser alterado. Estas reflexões são importantes para eliminarmos os egos da raiva.

No próximo capítulo vou encerrar este livro.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
(este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência")

Nenhum comentário:

Postar um comentário