domingo, 14 de julho de 2019

A morte do ego e o despertar da consciência; (A morte do ego, livro 3) - cap.07

O canto dos pássaros é a luz da manhã no horizonte do olhar que escuta o amor!

---------------------------

Vou definir a consciência de acordo com a minha compreensão. Ela é uma energia, como tudo o que há na natureza. As comparações podem nos ajudar na compreensão sobre ela.

Os olhos do nosso corpo são constituídos por várias partes que formam uma estrutura muito complexa. A visão é fruto do trabalho desta engrenagem tão bela. Íris, córnea, corpo ciliar, retina, coróide, humor vítreo, nervo óptico, esclerótica, conjuntiva...

A consciência é como uma visão e para ser produzida existem vários fatores que podemos chamar de engrenagens deste órgão que fica na alma. A vontade, a observação pelos cinco sentidos, a observação pelos sentidos de percepções extra sensoriais, filtrar as percepções por meio do centro mental e emocional, memórias, análise (reflexão), intuição, compreensão. 

Podemos ter consciência de todos os fatores da natureza, sejam emoções, pensamentos, instintos, movimentos, energia sexual, consciência dos seres nos reinos mineral, animal, humano, da água, fogo, ar, dos planetas, sistemas solares, galáxias, universos, células, moléculas, átomos, elétrons, etc, etc, etc.

Os nossos egos podem usar dos nossos sentidos de percepção e vivenciar todos os fatores do parágrafo anterior, neste caso a nossa inconsciência está se manifestando em nós.

Podemos ter consciência da existência de um objeto e também podemos ter consciência do funcionamento deste objeto. Podemos ter consciência da existência de uma borboleta e podemos ter consciência da razão de ser desta borboleta. 

Como ser humano o meu foco é a minha realização como ser humano, o despertar da consciência do SER que sou. Busco o despertar por meio das atividades que me fazem feliz e das que não me dão prazer mas são necessárias, e por meio de todas as minhas vivências. Uns podem buscar o despertar na música, outros na culinária, outros na medicina, outros na biologia, etc. E todos podemos buscar o despertar em todas as atividades que realizamos, dormir, refeição, exercícios, relacionamentos, etc. Ao mesmo tempo que nos relacionamos com o universo exterior, compreendo que o principal foco é o auto-conhecimento. Para muitos seres o importante é o exterior, o sucesso, o dinheiro, casa, carro, etc. Para outros o importante é usar o exterior para construir as riquezas na alma, a consciência!

A serenidade olha pra uma pessoa que me ofendeu e vê um ser humano, reflete sobre o estado psicológico desta pessoa, busca se colocar no lugar dela, e se posiciona da maneira mais sensata possível, equilibrada. O ego da raiva olha para esta pessoa e produz a emoção da ira, usa de reações mecânicas condicionadas para agredir. Tanto a virtude (consciência) quanto o ego (inconsciência) estão usando a faculdade da visão, estão usando o centro intelectual, emocional e o corpo físico.

A vida nos leva a uma série de experiências, a alimentação, a proteção do corpo, as relações com outros seres, a manutenção da saúde, etc, e nestes processos criamos os defeitos psicológicos, comportamentos doentes. Buscar a saúde é trabalhar a morte destes egos e despertar a consciência.

Em todas as áreas do conhecimento humano, em todas as profissões, temos algo em comum: eliminar a inconsciência da raiva, do orgulho, da intolerância, dos ressentimentos, dos ciúmes, da arrogância, etc, etc, etc, e despertar a consciência da paciência, da humildade, da tolerância, do perdão, do desapego, da gentileza, etc, etc, etc. Todos os nossos problemas, humanos, estão relacionados com a consciência ou a falta de consciência, virtudes e egos.

Um sapateiro pode despertar a consciência e um físico quântico não! Ter consciência não significa dominar todas as áreas do conhecimento humano, ter consciência significa despertar as virtudes da alma.

Terminando os itens básicos, como eu havia dito, vou escrever sobre a desconstrução de vários egos e o despertar das virtudes correspondentes. Por enquanto estou trabalhando uma base teórica, preparando o terreno para poder plantar.

No próximo capítulo vou escrever sobre a fé e as orações.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário