sábado, 20 de julho de 2019

Exemplo de vida (A morte do ego, livro 3) - cap.14

Criança é o SER que se despiu do ego, sua nudez é o frescor da manhã, no pensar, sentir e agir, dela é o Reino dos Céus, amor!

---------------------------

Certa vez eu paguei a passagem em um ônibus e o cobrador me tratou de forma arrogante. Em frações de segundos um ego da raiva desejou controlar o meu corpo e passar a catraca de forma bruta, para se vingar. Mas, também em frações de segundos eu refleti usando a Lei de Causa e Efeito: talvez em outra circunstância eu tenha feito mal a este SER e agora estou sentindo o mau estar que eu talvez tenha provocado nele... Peço perdão e agradeço pelo ensinamento. Depois desta reflexão eu fiquei sereno, passei a catraca com gentileza e não tive mais nenhum pensamento hostil, não criei ressentimentos, fiquei em paz.

Independente de ser ou não verdadeira a Lei de Causa e Efeito, é verdade que eu fui capaz de ficar sereno diante de uma situação desagradável, fui capaz de tirar o sentido do meu ego da raiva, fui capaz de ter o domínio do meu centro emocional, mental e físico.

Posso usar de outra técnica: me colocar no lugar da outra pessoa, compreender que ela está sendo dominada por um ego, que a atitude dela é ignorante, primitiva e que eu não ganho nada ficando com raiva, e posso ficar sereno do mesmo jeito.

Em todos os momentos da minha existência eu me educo para ter uma postura equilibrada, consciente. A situação pode ser um acidente, um infortúnio, um problema de saúde, etc. Se a situação está ruim, ficando ansioso, com raiva, revoltado, eu só vou piorar a situação. Agir com o ego é o mesmo que estar sentindo dor e me dar uma martelada para aumentar a dor!

Quanto mais sereno, paciente, consciente eu ficar, melhoro todas as possibilidades de resolver qualquer situação. Agindo com a consciência eu só ganho, agindo com o ego eu só perco. Porque vou agir para perder?

O ego é inconsciência porque ele é falta de inteligência, é falta de reflexão, é falta de bom senso, falta de equilíbrio, porque ele gera sofrimentos.

Porque algumas pessoas estão no meu caminho, me fazendo sofrer? Porque eu tenho um patrão ruim? Porque nada dá certo pra mim?

A Lei de Causa e Efeito me dá uma boa base pra eu refletir e gerar ações equilibradas. Conseguindo me manter sereno eu luto pra transformar o meu destino, para me libertar de tudo o que me faz sofrer, mas uma luta consciente.

Eu ainda sou um aprendiz, tenho um certo nível de controle emocional, intelectual e físico, e estou trabalhando para aumentar o meu nível de consciência. Com os exercícios que eu escrevo já pude me beneficiar bastante e melhorei a minha existência. Estes exercícios são muito simples, qualquer pessoa pode colocá-los em prática e comprovar por si os resultados.

No próximo capítulo eu vou encerrar este assunto.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário