domingo, 21 de julho de 2019

Momento reflexivo (A morte do ego, livro 3) - cap.16

Digamos que não existe uma Lei de Ação e Consequência, Carma e Dharma. Simplesmente a consciência cósmica (Deus) faz nascerem crianças deformadas e crianças saudáveis, faz uns nascerem em um país em guerra e outros nascerem em berços de ouro, etc. Qual o sentido disto?

Se a consciência cósmica criou o mundo pra ser um caos, então qualquer pessoa pode sair na rua e ser estuprada, assassinada, roubada, etc? Porque vamos reclamar de justiça se esta própria consciência cósmica é injusta? Criando uns na miséria e outros na fortuna?

Porque eu vou buscar ser uma pessoa consciente se vejo um Deus inconsciente, sem sentido? Se a natureza é uma criação desgovernada, sem nexo, então cada um pra si? Vamos roubar, enganar, tirar proveito? Se Deus faz as suas maldades, porque não vamos fazer as nossas?

Porque eu vou rezar para um Deus que faz uma criação sem sentido, onde bons e ruins sofrem, independente do merecimento? Se o merecimento não tem valor, porque eu vou confiar em um Deus assim e pedir em oração pra que me ajude? Porque Ele vai me ajudar se faz crianças nascerem inválidas sem nenhuma causa?

Se eu confio que não existem outras existências, então porque uns nascem maduros espiritualmente e outros nascem com uma consciência primitiva? Porque uns nascem com habilidades maravilhosas, falando linguas aos cinco anos de idade, tocando instrumentos musicais maravilhosamente bem e outros nascem com dificuldades até para aprender a ler e escrever? Então Deus é um SER caprichoso? Este vai nascer sudável, aquele vai nascer doente... Qual o sentido do "livre arbítrio" se ELE decide o que será bom ou mal?

Compreendo que a natureza é preciosa demais para ser louca! A consciência cósmica é muito maravilhosa para que não exista sentido na criação.

Observemos os elementos da tabela periódica, os infinitos seres do reino vegetal, seres curativos, seres com princípios anestésicos, seres com princípios calmantes, etc. Observemos os infinitos seres no reino animal, com suas características incríveis! Observemos a beleza nos organismos humanos... Átomos, moléculas, células, sistema esquelético, sistema linfático, sistema sanguíneo... Planetas, sistemas solares, galáxias, universos...

Observemos as rosas, as borboletas, as gaivotas, as baleias...

Sejam quais forem as Leis que regem a natureza, eu tenho fé que elas existem e são maravilhosas! Por enquanto o mais sensato me parece a Lei de Causa e Efeito. Ah... Esta lei não é do Espiritismo, ela é bem mais antiga do que o nascimento do Espiritismo.

No próximo capítulo vou produzir mais um momento reflexivo.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário