domingo, 14 de julho de 2019

Eliminando os egos pelo verbo (A morte do ego, livro 3) - cap.09

Quando não produzo a energia do amor a minha alma fica vazia de luz...

---------------------------

As palavras pensadas ou faladas são fontes geradoras de energias.

Nos comunicamos pelo verbo, por ele compartilhamos conhecimentos e transformamos a natureza. Usamos dos elementos que existem e com eles construímos outros. O processo de criação está relacionado com o processo de transformação.

Muitos dos nossos egos estão no centro motriz, no instintivo, no emocional ou no centro sexual, e não tem relação com o verbo. Mas para desconstruir estes egos usamos a observação e a reflexão, e no processo reflexivo, muitas vezes, usamos a energia mental, o verbo silencioso ou articulado.

Muitos dos nossos egos foram criados por meio do verbo e se alimentam do nosso verbo. Eles moram no nosso centro intelectual e se alimentam das nossas energias mentais.

A maioria das pessoas não tivemos educação para colocar a atenção no uso do verbo, para usar a energia mental de forma consciente. Esta forma de viver inconsciente é um condicionamento com raízes muito profundas!

Se buscamos o despertar da consciência é importante nos educarmos aos poucos para colocar consciência em nossos pensamentos, falas, emoções e atitudes. Quando vamos nos educando para sermos atentos no pensar e falar, começamos a tirar alimento de muitos egos, e eles vão enfraquecendo, vão sendo desconstruídos. 

Os egos que se manifestam com a energia mental atuam de forma egoísta, competitiva, buscando estar com a razão, buscando derrubar a razão das outras pessoas, agem vaidosamente, agem impulsivamente, se carregam das energias da ansiedade, se envolvem em fantasias, buscam realizar seus desejos, etc.

O verbo é como a porta de entrada e saída de um castelo. Neste castelo estão os egos, uma legião de soldados. Alguns destes egos são de alta patente, são mais fortes e comandam os outros egos e a vida da pessoa, outros estão em uma posição hierárquica inferior, na alma da pessoa. Se nós controlarmos a porta deste castelo, o verbo silencioso ou articulado, vamos controlar todo este exercito!

Uma reeducação no uso do verbo é um passo muito importante para o despertar da consciência. Esta reeducação vai acontecendo de forma reflexiva, trabalhando sobre todos os egos que se manifestam em nossa mente.

Existem algumas estratégias para desconstruir egos, usando do verbo, vou tratar deste assunto mais pra frente.

Voltarei a escrever no próximo final de semana e irei concluir este livro.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário