sexta-feira, 12 de julho de 2019

A divisão da atenção (A morte do ego, livro 3) - cap.02

Quando a minha mente fica um lago sereno, nele vejo espelhada a luz da minha consciência!

---------------------------

Dividir a atenção é algo que acontece na vida de todos nós, o tempo todo. Dividimos a atenção quando estamos dirigindo, quando estamos fazendo uma refeição, quando estamos trabalhando, etc.

Quando dirigimos dividimos a atenção e a colocamos nos retrovisores, no painel do carro, na marcha, no freio, no acelerador, no nosso destino, nos sinais de trânsito, etc. Em outras atividades mais simples a nossa atenção fica menos fracionada.

Eu levei um bom tempo para conseguir desenvolver a habilidade da auto-observação. Quando eu estava sozinho e sem nenhuma atividade externa eu conseguia ficar em auto-observação por poucos instantes, mas se alguém viesse conversar comigo eu me perdia e ficava horas esquecido do exercício. Se eu tivesse que fazer qualquer atividade eu também me perdia, fosse tomar banho, fazer uma refeição, etc. A única atividade que eu conseguia fazer e praticar a auto-observação era caminhar sozinho para me auto-observar. Depois de muitos exercícios eu comecei a ter pequenos progressos.

Os egos tinham um poder monstruoso sobre mim, eles facilmente me faziam ficar "identificado" com os meus pensamentos e eu voava para o passado ou futuro, ficava preso em fantasias, preocupações, etc.

Eu vinha de muitos anos, desde a infância, acreditando ser pensamentos, emoções e atitudes, vivia identificado com meus egos. Mudar esta situação foi um trabalho duro pra mim, uma reeducação para viver e ver o mundo de uma forma totalmente diferente.

No próximo capítulo eu vou completar este assunto.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário