domingo, 14 de julho de 2019

A fé e as orações (A morte do ego, livro 3) - cap.08

O perdão é uma mão carinhosa, abre a gaiola dos ressentimentos e a alma se faz voo pássaro, liberdade!

---------------------------

Acreditar é aceitar como verdade o que não se sabe se é verdade. A crença é uma energia passiva, cômoda, não estimula uma investigação para comprovar a veracidade da crença. A crença é zona de conforto. Muitas pessoas ficam toda uma vida fundamentando suas vidas em crenças.

A fé é confiança e dentro da confiança naturalmente está a possibilidade da decepção e por isto a confiança estimula um estado de alerta, de atenção, de reflexão, de prudência, de vigília, ou seja, estado de consciência!

Eu tinha fé no poder protetor da minha mãe e esta fé foi construída ao longo da nossa vida juntos. Eu tinha fé nela, mas esta fé não me dava a segurança que ela não me decepcionaria! Ter fé não significa baixar a guarda. 
Se ela tivesse sido uma mãe relapsa, irresponsável, eu não teria fé nela. 

A fé é construída, tem uma base, e pode ser destruída também.

Eu tive várias experiências no universo da espiritualidade e por elas construí uma fé em vários fatores ligados a energias espirituais. Esta fé é muito importante pra mim, é uma base que me dá segurança.

Os fanatismos são crenças, frutos dos egos, a fé nasce da consciência.

O despertar da consciência está relacionado com a eliminação de vários egos de crenças e superstições. E também está relacionado com a eliminação de várias orações que alimentam fanatismos e produzem inconsciências.

Rezamos de forma reflexiva, colocando a atenção analítica em cada frase? Compreendendo o sentido de cada palavra? Existe consciência em nossas orações?

Eu fiquei por vários anos fazendo uma determinada oração, quase todos os dias, e em todas as vezes refletia sobre o significado de cada parte da oração. Aos poucos fui modificando, modificando, retirando inconsciências, até que parei por completo com aquela oração, porque não havia consciência nela.

Estamos reproduzindo orações mecânicas? Conseguimos explicar com clareza os objetivos das orações que fazemos?

Este assunto é muito delicado. Mais à frente vou tratar deste assunto, fé e orações, com exercícios específicos para o despertar da consciência.

Eu preciso resgatar a minha consciência e para tanto necessito entrar no universo da espiritualidade, das religiões, etc. Temos muitos egos nestas áreas e estes egos adormecem a nossa consciência.

No próximo capítulo vou escrever sobre o verbo.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário