domingo, 21 de julho de 2019

Massageando a consciência (A morte do ego, livro 3) - cap.17

Algumas pessoas possuem um nível muito pequeno de consciência, outras estão em melhor condição e raras pessoas tem um nível de consciência acima da média. Compreendo que isto é fácil de se observar na nossa humanidade.

A reflexão consciente é um exercício para fortalecer os músculos da pouca consciência que tenhamos. E com uma consciência exercitada temos melhores condições de lutar para eliminar os nossos egos e despertar mais consciência.

As disciplinas conscientes são fundamentais para o despertar da consciência. Pessoas disciplinadas de forma consciente não são pessoas engessadas, pelo contrário, são pessoas com mais tempo livre para a diversão, para a contemplação, para exercitar a criatividade, são pessoas com menos problemas, mais saudáveis, mais livres, mais felizes!

Em uma empresa onde as disciplinas são conscientes e funcionam, os valores humanos são respeitados, as pessoas são respeitadas, são bem tratadas, são felizes, satisfeitas, e o ambiente é de harmonia. A consciência prima pelo bem do coletivo. E a empresa se torna bem sucedida, infalivelmente!

Em uma empresa onde não há disciplinas, acontecem vários problemas, os prazos são descumpridos, as contas atrasam, as discussões acontecem, as cobranças acontecem, as punições acontecem, as demissões acontecem, a ansiedade vive presente pelo risco constante da falência. Qualquer empresa sem disciplina está fadada ao fracasso!

A nossa alma, o nosso SER, é muito mais valioso do que qualquer empresa. Se aceitamos o fato de que necessitamos de disciplinas para que a nossa carreira se desenvolva nos estudos, nos negócios, nos esportes, etc, porque não compreendemos a necessidade de estabelecermos disciplinas em nossa vida pessoal? Para o despertar da nossa consciência? Para o que temos de mais precioso?

A pessoa que coloca disciplinas conscientes em sua vida passa a viver melhor, passa a ter mais tempo para curtir, para desfrutar, para descontrair, para meditar, para colocar colorido em sua vida. Tem menos conflitos, não é cobrada, não agride os demais, etc.

No próximo capítulo vou escrever sobre a Concentração e a Meditação.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário