sexta-feira, 12 de julho de 2019

Observando os cinco centros (A morte do ego, livro 3) - cap.03

Observar o mundo, atentamente, ao mesmo tempo que o ouvido interior espreita o que o coração poderá dizer: reflexão intuitiva!

 ---------------------------

Como escrevi no primeiro livro desta série, os egos se manifestam nos cinco centros, intelectual, emocional, instintivo, motriz e sexual. A auto-observação é feita nestes cinco centros, neles nós descobrimos os defeitos psicológicos.

A auto-observação não prejudica o nosso desempenho em nenhuma atividade, pelo contrário, passamos a viver de forma consciente. Mas no começo dos exercícios de auto-observação pode acontecer uma auto-observação mecânica, ou seja, criarmos egos da auto-observação, e ficarem egos observando egos.

O ditado popular diz que "Deus protege os bêbados e as criancinhas". Se observarmos bem o nosso estado psicológico, podemos dizer que todos nós estamos sendo protegidos por Deus, pois todos estamos bêbados, psicologicamente falando, em vários momentos nos nossos dias.

Várias pessoas dirigem conversando no celular, dirigem xingando, identificadas com vários egos, tendo a consciência a voar para o passado e futuro. Várias pessoas trabalham em várias profissões identificadas com vários egos. Governantes governam seus países sendo conduzidos por seus egos de cobiça.  Policiais, médicos, advogados, todos nós estamos cheios de egos. Todos nós estamos assim, uns mais, outros menos.

Apesar de tantos egos temos ainda uma pequena porção de consciência livre e por causa dela ainda fazemos gestos de amor. A pequena parcela de consciência livre que temos pode libertar a nossa alma.

Com auto-observação vamos descobrindo o quanto somos escravos dos nossos egos, e projetando isto na sociedade passamos a ter uma noção do estado psicológico da nossa humanidade.

Um passo muito importante para eliminarmos os egos e despertarmos a consciência é a auto-observação psicológica. 

Voltarei a escrever amanhã.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário