sexta-feira, 5 de julho de 2019

A alma, principal patrimônio do SER (Disciplinas para o despertar do amor) - cap.02

Não perdoar é uma âncora!

---------------------------

Você consegue imaginar qualquer instituição que consiga se sustentar sem disciplinas?

Nas empresas temos o horário para entrar, o horário de almoço, o horário de saída, a organização das tarefas, a organização das funções, as hierarquias, etc.

Em uma escola temos o horário de entrada, o intervalo para o lanche, o horário de saída, a organização das matérias, o período de provas, o controle dos alunos, as diferentes funções, etc, etc, etc.

Atletas seguem disciplinas, artistas seguem disciplinas, toda a natureza se organiza dentro de leis naturais.

O reino mineral, o reino vegetal, o reino animal, as estações do ano, os elementos da tabela periódica, planetas, sistemas solares, galáxias, etc, etc, etc. 

Aonde não tem disciplina, organização, a entropia toma conta e a desordem se desenvolve.

Muitas pessoas são bem sucedidas profissionalmente e na organização das suas casas, mas, suas almas são administradas por egos. São desumanas, orgulhosas, impacientes, intolerantes, arrogantes, agressivas, prepotentes, etc. 

Para um ser humano a principal instituição é a sua própria vida, sua alma, no entanto, compreendo que esta instituição costuma ser a menos cuidada, a menos organizada, por muitas pessoas. Tem sentido praticarmos disciplinas no trabalho, na escola, nos esportes, etc, e não termos disciplinas em nossa vida pessoal, em nossa alma?

Sem disciplinas eu não vejo como uma pessoa pode ter condições de despertar a sua consciência!

O percurso do despertar é um gradativo processo de organizar a mente, o centro emocional, o centro motriz, instintivo e sexual. Um trabalho para o despertar da intuição, da concentração, da auto-observação, etc.

Eu costumo sugerir técnicas, a decisão sobre quais disciplinas implantar na própria vida é de cada pessoa. Cada SER é regente de si.

Sugiro leituras e releituras reflexivas sobre este capítulo.

Amanhã eu voltarei a escrever.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
(este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência")

Nenhum comentário:

Postar um comentário