sábado, 20 de julho de 2019

O Carma, o Dharma e o destino (A morte do ego, livro 3) - cap.12

Uma autêntica liberdade de expressão é o "RESPEITO", suas palavras possuem as asas do amor, verbo livre!

---------------------------

Os termos Carma e Dharma são usados por muitas doutrinas que fazem parte de diferentes escolas espirituais com tradições muito antigas. Vou explicar este assunto de acordo com a minha compreensão.

O Carma é o resultado de uma ação inconsciente, o Dharma é o resultado de uma ação consciente. Estas geometrias estão dentro da Lei de Causa e Efeito. 

Temos o nosso livre arbítrio, consciência livre, e com ele geramos ações que se desdobram em consequências. Livres pra semear, obrigados a colher. Em uma existência seguimos semeando, na existência seguinte seguimos colhendo.

Alguns Carmas estão programados para virem pra mim na idade de 20 anos, outros na idade de 35, etc. Da mesma forma alguns Dharmas podem estar programados para surgirem na minha existência na idade dos 23 anos, outros aos 38, etc.

Nesta existência estou colhendo os frutos que semeei na passada e ao mesmo tempo estou semeando o meu destino para a próxima existência. Cada dia é um momento de colheita e semeadura. 

Se hoje eu estou sofrendo, mesmo sofrendo me esforço pra semear um futuro de saúde. Se eu estiver em uma cama posso rezar por um mundo melhor; se eu estiver me movimentando dentro de casa, posso escrever, telefonar, fazer ações dentro das minhas limitações; se estou podendo sair pelas ruas posso fazer outras ações.

Enquanto eu tenho saúde estou procurando fazer o meu melhor, dentro das minhas limitações, trabalhando por um mundo melhor. Eu sempre trabalhei para ganhar dinheiro e sobreviver com dignidade, e fora da profissão, há mais de trinta anos, eu dedico parte do meu tempo para fazer ações voluntárias, gratuitas, ministrando cursos, prestando serviços em hospitais, asilos, orfanatos, escolas públicas, comunidades em vulnerabilidade social, para moradores de rua, etc. A qualquer momento eu poderei morrer ou ficar em uma cama em algum hospital, aí ficarei limitado. Enquanto posso estou procurando aproveitar a minha vida dentro das minhas limitações.

Pelo Carma eu posso até pensar que talvez eu mereça o sofrimento que estou passando, mas, pelo Dharma eu sigo me movendo, lutando para transformar o meu destino, para me libertar do sofrimento. A Lei de Causa e Efeito não existem para que eu me acomode e aceite viver na dor, existem para que eu esteja sempre lutando por uma existência melhor. 

O Carma e o Dharma são teorias que podem servir de referências para que alguma pessoa se torne um ser humano melhor. Talvez um dia esta pessoa desperte a consciência e consiga comprovar se esta teoria é uma verdade ou não. Eu não tenho a mínima intenção de fazer ninguém acreditar ou desacreditar nisto, cada pessoa é livre. Só estou compartilhando um saber porque a minha consciência pede que eu faça isto.

No próximo capítulo vou escrever sobre o "Carma Coletivo".

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário