sexta-feira, 14 de junho de 2019

Voltando ao ciclos (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.38

O amor é o mais sábio, semeia e colhe de si!

---------------------------

Complementando o cap.16 - Item "J" (A origem do ego) parte 3. 

---------------------------

Os dias da semana se repetem e junto com eles se repetem alguns acontecimentos.

Toda segunda eu tenho um dia com atividades que exigem de mim uma certa atenção para manter-me tranquilo. Terças e quintas são dias bem tranquilos, quartas eu folgo, sextas são muitas atividades. Aos sábados eu tenho um dia cheio, porém, com circunstâncias que me fazem feliz.

Tenho a tendência de criar um estado psicológico para cada dia da semana, e como estes dias se repetem, e se repetem certas atividades, eu tenho a tendência de reviver o estado psicológico da segunda, toda segunda... Assim eu crio várias atitudes mecânicas.

Digamos que toda segunda eu tenha pensamentos tristes do tipo: "Caramba, cinco dias pela frente". E toda sexta eu tenha pensamentos alegres do tipo: "Finalmente, chegou o final de semana!" Se eu não me cuido, fico preso dentro destes comportamentos mecânicos até o fim da vida.

Como professor de música eu tenho uma aluna que tem comportamentos desagradáveis. Uma vez por semana eu tenho que dar aula na turma que ela frequenta. Se eu não tomar cuidado poderei criar um estado psicológico de aversão a dar aula para aquela turma, ou até mesmo aversão por este dia específico da semana, onde tenho que estar com ela. Esta pessoa é um desafio, tenho que trabalhar muito a tolerância, refletir muito, trabalhar a compreensão. Ela exige que eu me supere e isto é bom! Mas, é delicado. Ela chegou a criar discórdia com várias outras pessoas, e chegou até a falar mal da minha pessoa, na minha ausência, e vieram me falar. Um caso muito delicado onde preciso ser muito compreensivo e ter amor por ela, ao invés de raiva. Ela precisa de ajuda.

Os egos funcionam dentro dos ciclos, de forma mecânica. Alguns são bem previsíveis e podemos facilmente identificar os dias e horários que eles vão aparecer. Se você sabe o dia, horário e local onde seu inimigo vai aparecer, só lhe resta se preparar e ficar atento para observar este inimigo, compreendê-lo, retirar-lhe o sentido de ser e eliminá-lo.

Vou escrever mais um capítulo.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário