sábado, 1 de junho de 2019

Os tipos de memória (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.27

Vejo a consciência como sendo a verdade, e são muitas as suas porções. Ela brota do silêncio. Cada partícula de luz silencia uma partícula de ignorância. A luz aumenta e a treva diminui, a verdade cresce e o silêncio aumenta!

---------------------------------

Complemento do cap.16 - Item "e" (Memórias) parte 2.

Uma foto é uma representação da imagem que foi fotografada. Eu escuto uma música várias vezes e crio uma "representação mental" desta música, e a escuto na minha mente.

Quando comecei a estudar as várias representações mentais que eu havia criado, encontrei uma "loucura" na minha mente!
A vinheta da "Rede Globo de Televisão", a imagem de atrizes e atores, várias músicas, trilhas sonoras de filmes e programas, e várias outras representações mentais misturadas com vários egos, com várias emoções, com uma tagarelice incessante! E eu não tinha controle nenhuma de toda esta loucura. Estava caminhando e qualquer estímulo fazia uma memória brotar, e esta puxava outra, e outra, e a minha mente ficava em um turbilhão de inconsciência!

Certas representações mentais são necessárias, mas quando ficam sem controle se tornam prejudiciais.

Eu nasci e morei em São Paulo, Capital, por vinte e três anos consecutivos. Aos poucos eu criei memórias, representações mentais de endereços, de lugares, de pessoas. Já estou fora de São Paulo há muitos anos, se hoje eu for lá, muitas das representações mentais de endereços eu as perdi, morreram. Memórias não alimentadas se desfazem.

Eu tenho representações mentais de músicas que eu canto dando aulas, são memórias úteis. Tenho representações mentais de conceitos musicais, são ferramentas de trabalho, pois sou professor de música. E de muitos anos pra cá eu venho trabalhando pra botar ordem no meu interior. Trabalho para ser o comandante da minha mente e não um escravo. As minhas representações mentais precisam ficar guardadas e só se manifestarem quando eu der o comando. E quando surgirem por um estímulo externo e não forem necessárias, devem obedecer ao meu comando e voltarem para os arquivos.

Estou há muito tempo neste trabalho, não é simples. Organizar a mente é uma batalha! Eliminar vários lixos (memórias) inúteis, aprimorar memórias úteis, criar novas memórias de forma consciente, etc.

Voltarei a escrever amanhã. Sugiro leituras e releituras reflexivas.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário