domingo, 2 de junho de 2019

Desconstruindo a tagarelice interior (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.30

A pérola-alma cobriu-se de terra por não conhecer a sua essência preciosa. Sufocada, sentiu a dor, o sofrimento, a ausência da luz... Rezou por socorro à Mãe Natureza e Ela veio e dirigiu as mãos cegas do garimpeiro-consciência que estava adormecido, para encontrar nas profundezas de si a joia interior.

---------------------------

Complemento do cap.16 - Item "e" (Memórias) parte 5.

Uma boa estratégia pode nos levar a economizar muita energia, a agir com eficiência e objetividade, conseguindo resultados em menor tempo. Para o despertar da consciência, se descobrimos um atalho que nos permita chegar ao destino, de forma segura, em menos tempo, isto é sabedoria!

Temos muitos egos, são uma legião de defeitos. Todos eles se manifestam pelo verbo, seja mentalmente ou oralmente. Consideremos que o verbo é a porta de um castelo onde está um exército. Se controlamos esta porta, controlamos o exército!

Aos poucos eu vou me educando para eliminar a tagarelice interior, nos ônibus, pelas ruas, no trabalho, no banho, etc. Em cada ambiente destes eu vou me educando para agir de forma atenciosa e reflexiva. Agir com atenção no momento presente, atenção ao meu corpo, atenção aos cinco centros, atenção ao ambiente ao redor do meu corpo e o que está acontecendo nele.

Meu corpo é um veículo, assim como um carro, e a existência é uma grande cidade com muitas ruas por onde circulamos com o nosso carro-corpo. Preciso estar atento para não provocar acidentes com gestos indevidos, com palavras fora de lugar, etc. A consciência no comando prendendo a viver de instante a instante, sem esquecer do SER que sou e do meu propósito nesta existência. Viver em auto-observação psicológica.

Educação para falar nos momentos devidos, para calar nos momentos devidos, para saber ouvir, para argumentar com gentileza e não interferir as falas de outras pessoas de forma desrespeitosa, etc.

Falar sobre estas questões é muito simples, realizar o que estou falando é um trabalho que requer muita dedicação, paciência, perseverança.

Não dá para aprendermos a cozinhar do dia para a noite, ou aprendermos a dirigir um carro do dia para a noite, ou aprendermos a tocar um instrumento do dia para a noite, etc. Todo aprendizado tem o seu processo e cada um de nós temos o nosso tempo para nos desenvolvermos dentro destes saberes.

Alguns seres estão buscando o despertar da consciência, outros não. Os que estão buscando precisamos de apoio de  outros seres que tenham experiência e condições de nos ajudar. O despertar da consciência é um saber, é um aprendizado, é uma escola,  há a necessidade de professoras(es).

Sugiro leituras e releituras reflexivas destes capítulos de sexta, sábado e hoje. Nestes capítulos estão muitos exercícios que eu ofereço para serem colocados em prática durante a semana.

Voltarei no próximo final de semana e vou tratar do tema "Ego".

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário