domingo, 23 de junho de 2019

Uma sociedade voltada para a inconsciência (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.47

Nas mãos que sustentam a delicadeza de acariciar a brisa eu levo ao teu rosto um carinho tão leve quanto a luz da lua.


Abraço-te com o perfume do amor que trago no SER, um abraço suave e terno, como o canto da sabiá!

---------------------------

Complementando o cap.16 - Item "h" (Engrenagens) 2 

---------------------------


O despertar da consciência é um assunto muito sério e requer estudos profundos. A consciência humana é a força que pode transformar a nossa sociedade, coloca-la no rumo do amor, mas, apesar de ser um assunto vital para a existência de todos os seres humanos, nós criamos várias sociedades onde desde crianças somos educados a ter como prioridade o mundo material e não o espiritual.

Certa vez uma aluna me disse que o pai dela fez o seguinte comentário sobre o fato dela estar fazendo aulas de violão: pra que isto? Música não dá dinheiro!

Como vamos estudar com seriedade o despertar da consciência? Se temos que acordar cedo, ir para o trabalho, ou para a escola, ou para os cursos, ou para as consultas médicas, etc? Como ter tempo para estudar o despertar se as nossas vidas estão tão preenchidas com assuntos que são prioridade? Pra que estudar o despertar da consciência? Isto dá dinheiro?

Não despertar a consciência dá prejuízo! Por falta da consciência a natureza está sendo morta, as relações humanas estão em decadência, a miséria humana não é tratada, etc. 

A maioria das pessoas estão na base da pirâmide social, e por isto trabalham muito pra enriquecerem a ponta da pirâmide. Trabalham de segunda à sexta, e estudam de noite para ter um futuro melhor. No pouco tempo que resta tem que fazer tarefas de casa, tarefa da escola ou faculdade, cuidar de filhos, comida pra marmita do dia seguinte, etc. Os finais de semana, para muitas destas pessoas, são momentos para conseguir organizar a vida para dar continuidade na próxima segunda... O tempo que sobra pra descansar é momento pra chutar o balde! Ver filmes, ver jogos, ir pro boteco, beber, ir pra balada, etc. Aí entram as atividades pra desestressar, pra descarregar a pressão, pra que não explodamos! Nestas condições como as pessoas vão se voltar para o despertar da consciência?

A vida da maioria sofredora é construída para ser uma fábrica de produzir doenças. Estas pessoas adoecem e não tem saúde pública de qualidade, e elas não tem condições de ter um convênio médico... Muitas pessoas sofredoras, no pouco tempo que lhes resta, buscam as religiões atrás de uma cura milagrosa, atrás de um conforto para um coração tão sofrido... E muitas religiões se aproveitam do sofrimento humano pra tirar dinheiro destas pessoas. Respeitemos as exceções.

É importante montarmos o quebra-cabeça sobre a imagem das engrenagens da inconsciência humana. Necessitamos desconstruir esta sociedade egóica e construir uma sociedade humana!

Temos uma sociedade cheia de competições, vaidades, ciúmes, ódio, ressentimentos, vinganças, vaidades, fantasias, etc. Estas são as engrenagens da destruição.

Necessitamos de uma sociedade cheia de colaboração, desapego, respeito para com a natureza, humildade, solidariedade, fraternidade, etc. Estas são as engrenagens do amor!

No próximo capítulo vou escrever um pouco sobre as engrenagens dos egos.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário