sábado, 29 de junho de 2019

Prudência (Disciplinas para o despertar do amor) - cap.01

O verbo articulado ou silencioso é semente criadora. A desatenção para com as palavras gera vícios durante a repetição de ideias, e com o falatório inconsciente regamos os hábitos e eles se enraízam na alma.

---------------------------

A disciplina é uma norma que assegura o bem estar das pessoas, ou que é feita para assegurar o bom funcionamento de uma organização.

As virtudes são diferentes manifestações da consciência, elas são a consciência, e a consciência é popularmente chamada de "bom senso".

As virtudes refletem disciplinas, pois elas são geometrias de harmonia. Uma das virtudes da alma é a "prudência".

A prudência é uma virtude protetora.

Exercício:

* Prudência antes, durante e depois.

Antes de tomar banho, verificar se tem sabonete na saboneteira, se a toalha foi pega, se o chinelo foi pego, etc. Durante o banho, atenção, consciência, auto-observação. Depois do banho secar o box, estender a toalha, colocar a roupa suja no local adequado, verificar se nada ficou em desordem, se a luz está apagada, se as torneiras estão fechadas, etc. Sair de cena.

Havendo a prudência a pessoa não deixa rastros de desarmonia, não gera discórdias, não deixa motivos para ser advertida, fica em paz consigo e com os demais. Havendo a prudência a pessoa não termina o banho e tem que ficar gritando pra que alguém, fora do banheiro, pegue a toalha! Havendo a prudência a pessoa não deixa o banheiro em desordem, causando mau estar na próxima pessoa que entre ali.

Ao ir dormir, preparar o quarto; ao acordar, arrumar o quarto; antes de sair do quarto verificar se está tudo em ordem.

Antes de fazer um alimento, verificar se todos os ingredientes estão ali; se alimentar; lavar, secar, guardar os utensílios. Antes de sair da cozinha verificar se está tudo em ordem.

Antes de ir para o trabalho, preparar o material necessário e verificar se não ficou faltando nenhum item; antes de sair de casa verificar se não ficou nenhuma desordem para trás.

Antes de sair do escritório arrumar o ambiente e verificar se não ficou nenhuma desordem.

Este exercício é bem simples de ser compreendido e executado.

Buscamos a consciência? Consciência é luz! Acendamos a luz e o ego vai se afastar! O ego é a ausência da luz, ausência da consciência, ignorância. Não havendo espaço para o ego ele vai ficar sem alimento e vai enfraquecer.

O exercício deste capítulo é super simples e tem o poder de transformar uma vida. Este exercício gera harmonia, equilíbrio, paz, felicidade.

Esta é a primeira sugestão para eliminar o ego e despertar a consciência.

Amanhã vou complementar este assunto.
Sugiro leituras e releituras reflexivas.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário