sexta-feira, 7 de junho de 2019

Limpeza e manutenção (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.32

O silêncio-consciência se manifesta em palavras para tocar os corações que se acreditam cérebro.

---------------------------

Quando a casa está muito bagunçada é necessário um trabalho grandioso para estabelecer uma harmonia superficial, depois é preciso um trabalho específico para ir corrigindo os problemas que necessitam de uma atenção especial, depois é preciso um trabalho minucioso para ir nos lugares de difícil acesso, depósitos, baús, sotão, etc.

Primeiramente limpar e organizar superficialmente a sala, a cozinha, o banheiro os quartos o quintal. Varrer, lavar o piso, tirar a poeira dos móveis, organizar. Depois é preciso limpar a geladeira por dentro, descongelar, lavar as peças, etc. Fazer o mesmo com o fogão, o interior dos armários, guarda-roupas, etc. Depois tem a manutenção e limpeza da caixa de água, sótão, telhado, etc. Fazer uma vistoria na parte elétrica, hidráulica, pintura, portas, janelas, etc.

Depois que deixamos tudo em ordem temos que fazer a manutenção diária. Se entramos na zona de conforto os problemas voltam a crescer!

A alma é como uma casa. Estou desde a adolescência lutando para aprender a ligar a luz da consciência no interior da minha morada, pra ver o estado em que se encontra. Depois de muitos anos, ao conseguir acender a luz de uma vela, venho limpando aos poucos. Preciso aumentar esta luz-consciência e fazer uma limpeza mais eficiente. Compreendo que assim é a condição de todos nós.

São tantas memórias inúteis para eliminar, tantas representações mentais, tantos egos, tanta sujeira... O trabalho é grandioso, trabalho para uma vida ou várias!

Eu imagino que nesta existência eu esteja dando continuidade a um trabalho que já comecei antes, mas não posso provar isto nem pra mim mesmo, por enquanto. E está sendo saudável esta condição de não saber certas coisas para evitar certos fanatismos. A minha comunicação com o espiritual está sendo pela intuição, muito sutil, muito tranquila, e eu estou feliz assim.

Um jardim, depois que fica arrumado, precisa da manutenção diária, dos cuidados constantes do jardineiro. Se descuidamos o mato cresce!

No trabalho para o despertar da consciência, além de ir eliminando os egos, além de ir limpando a memória das representações mentais que são inúteis, é preciso fazer uma manutenção diária. Preservar o terreno que foi limpo, cultivar as flores-virtudes, e eliminar mais e mais egos, aos poucos. E todo este trabalho se reflete na vida exterior. 
Como despertar a consciência e viver uma vida indisciplinada? Ser uma pessoa descuidada com a higiene, com a limpeza, com a organização, com a harmonia?

Despertar por dentro e despertar por fora. O exterior é o reflexo do interior, se temos a consciência por dentro, ela irá se manifestar por fora.

Voltarei a escrever amanhã.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário