sexta-feira, 21 de junho de 2019

Libertando o poder da vontade (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.42

Os egos, defeitos psicológicos, são energias condicionadas, hábitos.

Quando vamos desconstruindo os nossos egos, vamos libertando a essência (alma) que estava presa nele, despertamos a consciência desta essência, e junto com a consciência liberta, libertamos uma parcela de "vontade".

Temos vários egos que criamos ao longo da nossa existência e provavelmente ao longo de outras existências. 
Para refletirmos sobre a possibilidade de termos várias existências vou fazer algumas observações.

Muitas crianças nascem com memórias de habilidades que não tiveram como desenvolver nesta existência. Por exemplo, temos crianças que com cinco anos tocam instrumentos musicais com uma maestria que para ser alcançada uma pessoa normal precisa de uns dez anos de estudo no mínimo. E a maioria das pessoas passa a vida inteira estudando música e não consegue chegar ao nível apresentado por aquela criança com cinco anos! 
A única explicação que o meu bom senso consegue elaborar é que aquela criança desenvolveu saberes musicais em existências passadas, e agora, por algum motivo que a razão desconhece, ela teve acesso as memórias das habilidades desenvolvidas em uma existência anterior.

Algumas crianças nascem com egos robustos, egos de ciúmes, raiva, etc. Outras nascem com um nível de consciência superior a maioria da humanidade neste planeta. Estas crianças trazem consigo bagagens que não tiveram tempo de construir em tão pouca idade. Tudo indica que estão trazendo bagagens de existências passadas.

A natureza é muito perfeita para demonstrar falta de sentido! Crianças nascendo em berço de ouro e outras na miséria? Crianças nascendo saudáveis e outras nascendo com deformidades? Ou existem causa anteriores ou a natureza é caprichosa! Não consigo ver a natureza sendo temperamental, injusta, desequilibrada.

São muitos egos, provavelmente criados em muitas existências passadas, trazendo consigo muitos carmas. 

Nossas almas estão presas em vários egos, legiões. Em cada um deles está presa a essência, a consciência e a vontade.

O trabalho para o despertar da consciência é o trabalho para irmos eliminando as nossas inconsciências, e cada virtude que desperta traz consigo uma porção de "vontade".

No próximo capítulo vou refletir um pouco sobre as virtudes e a vontade.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário