sábado, 22 de junho de 2019

A vontade e o despertar (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.45

A consciência é a rigidez da rocha, em se tratando da intensidade da sua pureza, e a flexibilidade do bambu, em se tratando da elasticidade da sua compreensão que se expande ao infinito!

---------------------------

Complementando o cap.16 - Item "g" (A vontade e o desejo) parte 5. 


---------------------------

Para o despertar da consciência é fundamental a desconstrução das energias inconscientes que adormecem a consciência, os egos. Para eliminar os egos é necessário ter "continuidade de propósitos", "disciplinas inteligentes", e o poder da "vontade" para direcionar a continuidade de propósitos sobre as disciplinas.

O mundo exterior nos estimula em todos os instantes. Por conta da dualidade na natureza, fenômeno do mundo exterior, criamos a nossa dualidade psicológica, a alegria e a tristeza, o ânimo e o desânimo, e os egos se desenvolvem nos extremos da nossa dualidade psicológica. A consciência busca a saúde, a harmonia, o equilíbrio.

O nosso humor, estado de espírito, costuma sofrer muitas oscilações dentro da nossa dualidade psicológica, por causa dos nossos egos, defeitos psicológicos. Na busca pelo despertar da consciência a alma humana necessita se esforçar para manter o rumo, manter o propósito, ter continuidade neste propósito, pois o despertar é um trabalho para toda uma existência.

Os egos frequentemente nos colocam pra baixo, nos fazem produzir a energia do desânimo, da descrença na possibilidade do despertar. Observo que este trabalho, o despertar da consciência, conforme escritos de vários pensadores, é um trabalho para poucos, um trabalho que muitos iniciam mas poucos dão continuidade, e menos ainda são os que o concluem.

A força da "vontade" tem um papel importantíssimo na manutenção da "continuidade de propósitos" no cumprimento das disciplinas que nos levam ao despertar.

Voltarei a escrever amanhã e vou tratar do ítem "h", engrenagens.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário