sexta-feira, 7 de junho de 2019

A fofoca (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.31

Eu te peço, feche suavemente os olhos, sinta na pele a brisa... São as asas do meu coração, bailando carinho, buscando em teus lábios tocá-la feito beija-flor!

---------------------------

Complemento do cap.16 - Item "e" (Memórias) parte 6.

Antes de iniciar o tema "Ego", preciso falar um pouco da fofoca.

Há uns oito meses atrás eu frequentei uma academia de musculação e certa vez observei um rapaz conversando com outro, próximos de mim. Falavam de forma desrespeitosa, preconceituosa, sobre o homossexualismo. Depois de oito meses eu retornei para esta academia. Há mais ou menos sete dias aquele rapaz entrou na academia e imediatamente eu o reconheci, e me veio na lembrança aquela conversa preconceituosa e eu tive a tendência de produzir uma energia de mau estar pela presença do rapaz. Por conta da auto-observação, reflexão, fiquei sereno.

O incidente ocorrido há oito meses foi praticamente sem valor pra mim. Sou heterossexual, mas não aprovo atitudes inconscientes desrespeitando os seres humanos que tenham uma orientação sexual diferente da minha. Entretanto eu não entro em brigas, tenho uma compreensão de que estamos todos doentes psicologicamente e precisamos ser pacientes e tolerante com as nossa ignorâncias. Aquela conversa foi sem valor pra mim. E apesar disto a "memória", "representação mental" do ocorrido ficou por mais de oito meses!

As fofocas tem um poder, a palavra tem um grande poder!

O caso que citei foi muito bobo, agora imaginem uma conversa com um teor bem mais perigoso, uma fofoca cruel sobre pessoas que conhecemos!
Certas fofocas geram memórias destrutivas que ficam uma vida inteira fazendo com que algumas pessoas vejam outras como diabos... E as vezes estas pessoas estão sendo vítimas da maldade de outras que não simpatizam com elas.

Me educo pra ser muito cuidadoso ao fazer algum comentário sobre alguma pessoa, na ausência dela. E também procuro tomar muito cuidado quando escuto outras pessoas falarem de quem esteja ausente. Aos poucos vou eliminando os egos em mim que fazem maldades com as minhas palavras. Estou em processo.


As nossas palavras podem contaminar as almas de quem nos escuta, e as palavras dos demais podem contaminar a nossa alma.

Todas estas reflexões são parte do processo de despertar a consciência. Ser consciente é ser responsável com o que se pensa, o que se fala, o que se sente.

Muitos relacionamentos são destruídos por fofocas, a imagem de muitas pessoas é denegrida por fofocas.

Dois homens tiveram uma atitude muito destrutiva para comigo, mas estou me educando para não prejudicá-los com fofocas. O problema foi deles pra comigo, as outras pessoas não precisam saber disto.

Se eu souber que alguém vai fazer negócio com um homem que prejudicou o condomínio onde moro, com certeza irei relatar o acontecido, de forma sincera, sugerindo que a pessoa se informe do acontecido para talvez se proteger de alguma atitude de má fé daquela pessoa. Ele foi síndico e roubou o condomínio, depois desapareceu deixando uma dívida para os proprietários. Neste caso eu não posso ser omisso, mas posso agir sem ressentimentos e sugerir que a pessoa se informe dos fatos ao invés de acreditar nas minhas palavras.

Os egos se utilizam das memórias geradas pelas fofocas e criam discórdias. 

Sugiro muitas reflexões sobre as fofocas.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário